Professores da APAE de Porto União participam do 17º CEA
Durante três dias os professores e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE), participaram do XVII Congresso Estadual das APAEs do Estado de Santa Catarina, que ocorreu na capital Florianópolis e devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a edição de 2021, teve as suas atividades virtualmente. O Congresso teve como tema “Educação Especial em Tempos de Educação Remota: Tecnologias e Práticas Interdisciplinares”.
O XVII Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina, teve início na terça-feira, 21 de setembro, com a participação do Governador do estado Carlos Moisés da Silva, da senhora presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial Janice Aparecida Steldel Krasniak, da senhora Alice Trumell kierten presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina e virtualmente o presidente da APAE Brasil José Turozi e direto da APAE de Porto União, Rosa Maria Silva, representando o Movimento Apaeano Autodefensoria e Autogestão, e atualmente ela é Autodefensora Estadual.
Na abertura uma das palavras destaque foi a ‘Inclusão’, que vem sendo trabalhando no dia a dia em sala de aula e em vários encontros, para que os alunos das APAEs tenham o seu direito garantido em suas atividades perante a sociedade como qualquer cidadão. A presidente Janice Aparecida Steldel Krasniak, enfatizou o papel fundamental de todos os professores, colaboradores no dia a dia em sala de aula para cada aluno. Já o Governador Carlos Moisés da Silva, deu uma boa notícia para os professores, que foi o reajuste do piso salarial da categoria em Santa Catarina, que passa dos dois mil reais para cinco mil reais.
O segundo dia de Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina, teve como tema fundamental “A Tecnologia Assistiva para a Inclusão de Pessoas com Deficiências”, sendo possível mostrar uma realidade de muitos desafios e as barreiras vencidas no período da pandemia para o ensino remoto e como a sociedade está apreendendo com a Inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho como em Escolas Públicas, Privadas e Universidades. Outro momento de ensino e de superação foi a participação da jovem Clara Nogueira Marinho, que enfatizou o seu dia a dia com o tema “Meu objetivo é aprender, minha necessidade é ensinar”. Para encerrar o segundo dia de atividades seis APAEs do estado mostraram ideias inovadoras no ensino remoto e essas ideias já podem ser copiadas por outras escolas.
O terceiro e último dia de evento teve como tema “Autismo e Cognição: entendendo esta forma de pensar” e também o direito à informação, a privacidade e os direitos das pessoas.
Para a professora Claudete Rodrigues Vieira, a sua participação no XVII Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina, foi um momento de novas oportunidades de ensino em prol de ter novos métodos de ensino em sala de aula. “A minha participação no Congresso das APAEs de Santa Catarina foi de grande valia e de aprendizagem e pudemos ver o nosso trabalho que realizamos aqui na APAE de Porto União está em sintonia com as outras instituições do estado. Com as informações que recebemos vamos poder colocar na prática novas ações em prol de ensinar os nossos alunos”, destacou a professora. Já a diretora da APAE de Porto União, Lorena Scheffer Redolfi, afirmou a importância do Congresso. “Para nós foi um momento de trocas de experiências com outras APAEs do estado de Santa Catarina, e de ver que a educação no formato remoto veio e vai ficar por muito tempo no ensino. Outro destaque foi a participação da Rosa, que representou muito bem a cidade de Porto União. Sem dúvida o evento foi de grande importância para a educação da APAE de Porto União”, finalizou Lorena Scheffer Redolfi.
Foto: Comunicação APAE Porto União