5 de julho – Um dia para ficar na história da educação de União da Vitória

O professor Ricardo Brugnago, chefe do Núcleo Regional de União da Vitória, presidiu na manhã desta quinta-feira (05/07/18), no auditório do histórico Colégio Estadual ‘Túlio de França’, uma solenidade que deve ficar indelevelmente marcada na mente de todos quantos tiveram o privilégio de assistir.

Com  a presença, representando o prefeito Santin Roveda o vice-prefeito Bachir Abbdas, que ocupa também a função de Secretário Municipal da Cultura; o professor/vereador Jair Brugnago, que representando a Câmara Municipal; a professora Sandra Leão, secretária municipal da Educação; diretores (as), professores (as), estudantes e familiares, foi realizada a cívica, cultural e até patriótica solenidade de lançamento do livro ‘União da Vitória – Marcas e Encantos’.

No cerimonial, o professor Aluízio Witiuk, que na abertura explicou os objetivos da cerimônia, anunciando o Hino Nacional e o Hino de União da Vitória.

Com emoção falaram o vice-prefeito Bachir Abbas, o vereador/professor Jair Brugnago e diretor do Colégio Túlio de França.

Apresentações musicais e artísticas foram apresentados por grupos de alunos de escolas de União da Vitória, com temas relacionados as ‘marcas e encantos de União da Vitória’.

O professor Ricardo Brugnago, chefe do NRE, explicou que “o livro ‘União da Vitória – Marcas e Encantos’ é o resultado da parceria do Núcleo Regional de Educação e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, com a coordenação técnico-pedagógica da Equipe de Ensino/NRE/UVA e fundamenta-se na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência de edições anteriores da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro’.

O professor Ricardo destacou que a edição do livro ‘União da Vitória – Marcas e Encantos’ envolveu todas as séries escolares da educação básica municipal e, para participar dele, estudantes das escolas públicas e particulares do município de União da Vitória, desde o 4º ano do Ensino Fundamental I até os 3º e 4º anos do Ensino Médio, bem como da Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Formação de Docentes e do Ensino Profissional Integrado, que deveriam elaborar textos dos gêneros poema, memórias literárias e crônica com a temática ‘ Marcas e Encantos de União da Vitória”.

O chefe do NRE/UVA destacou que “este livro materializa muito mais do que os textos redigidos dentro de seus padrões de estruturação, forma e estilo, pois permeado pela técnica ‘O lugar onde vivo’, traz para o âmbito de suas páginas o resgate de crenças, valores, costumes, enfim, de traços locais peculiares há muito adormecidos na memória de poucos e que marcam a riqueza, as belezas e a grandeza de nossa querida Porto União da Vitória, pois não há como resgatar memórias de União da Vitória, deixando à margem o histórico de sua gêmea, Porto União”.

Dos mais de dois  mil  trabalhos enviados, a comissão julgadora, somente 40 estão no livro ‘União da Vitória – Marcas e Encantos’, não que centenas de outros não merecessem a atenção especial, pois todos são de excelente qualidade.

Todos os que contribuíram para a edição da obra foram agraciados com certificados de reconhecimento – docentes, discentes e diretores (as).

Na elaboração da obra, cujos trabalhos foram coordenados pelo NRE/UVA, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, colaboraram ainda a Uniuv, a Uniguaçu, a Unespar, o Sesc, a ALVI e o IFPR/Campus de União da Vitória.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *