2 de julho – Dia do Bombeiro Brasileiro

No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra). 

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.
Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoal mais especializado, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção.

Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro.

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Atualmente, é no dia 2 de Julho que se comemora o Dia do Bombeiro, que hoje não só apaga incêndios, mas se responsabiliza pelos atendimentos pré-hospitalares em caso de trauma, salvamentos em altura e em meio líquido, além das atividades de busca e defesa civil. 

Posteriormente os Estados começaram a criar suas corporações do Corpo de Bombeiros, entre eles Santa Catarina e o Paraná.

Em Porto União, a unidade do Corpo de Bombeiros foi instalada em 1969 no prédio da Casa da Cultura. Funcionou no histórico prédio, hoje sede da Secretaria da Educação até a construção do seu quartel na Avenida João Pessoa.

Durante bem mais e 48 anos, a Unidade do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina em Porto União, com o apoio do Funrebom (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros), criado pelas Prefeituras locais, atendeu as cidades irmãs, até a instalação recentemente da Unidade do Corpo de Bombeiros do Paraná em União da Vitória. Os recursos arrecadados pelo Funrebom, nas duas cidades, foi importante para que a unidade de Porto União fosse equipada adequadamente.

Nesse período, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina em Porto União esteve sempre presente nas comunidades irmãs, desenvolvendo com eficácia as suas funções. 

São muitas as ações do Corpo de Bombeiros em nossas cidades cidades, nos momentos mais críticos vividos pela nossa população irmã, principalmente nas grandes enchentes. E, também, não foram poucas as vidas salvas.

Agora, embora de Estados diferentes, as tarefas são as mesmas – proteger as cidades e a região. E, o mais importante, nas tarefas mais complexas, estão lado a lado.

Aos bravos bombeiros de Santa Catarina e do Paraná em atuação nas cidades irmãs, o reconhecimento da população de Porto União da Vitória.




Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *