Ex-alunos da Udesc Planalto Norte vencem Prêmio Internacional de Inovação
Dois ex-alunos do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em São Bento do Sul, conquistaram o Prêmio à Juventude Rural Inovadora. O resultado da segunda edição da iniciativa, que contempla a América Latina e o Caribe, foi anunciado na última quinta-feira, 8. O concurso visa a identificar e premiar iniciativas inovadoras, criadas por jovens de 18 a 35 anos, que contribuam para superar os desafios da pandemia de Covid-19 nas zonas rurais da região.
Marcos do Amaral e Deise Marina Mezzaroba, ambos formados pelo curso de graduação em Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica, inscreveram o projeto da Raeasy no concurso. A proposta dos dois propões a conecção entre agricultores familiares e produtores de alimentos saudáveis, naturais e artesanais aos consumidores, por meio de um marketplace (plataforma de vendas on-line). De acordo com Amaral, que hoje é aluno da Especialização em Gestão para Inovação Tecnológica da Udesc Planalto Norte, “a ideia também pretende estimular o agroturismo, no qual os agricultores oferecem experiências de contato com a natureza em suas propriedades”.
O prêmio representa uma grande conquista e “um reconhecimento de que estamos no caminho certo e que nossa iniciativa deve alcançar e impactar cada vez mais pessoas”, acrescentou o estudante.
Sobre o prêmio
Das 131 iniciativas de 15 países da região, 17 foram selecionadas para concorrer à final. As propostas foram avaliadas por 29 técnicos e especialistas das Nações Unidas, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que atuam na área de desenvolvimento rural. Os trabalhos puderam ser inscritos em cinco categorias: Inclusão financeira; Reciclagem e energias alternativas; Soluções de conectividade; Empoderamento feminino e inclusão de gênero; e Soluções de marketing e acesso a mercados. A Raeasy foi campeã na categoria Soluções de conectividade.
Os vencedores receberão um curso de verão oferecido pela UniversidadEan, recursos financeiros (concedidos pela Fundación Alpina), bem como a publicação de histórias sobre seus empreendimentos. (Secom).