Os resultados positivos da visita do presidente Bolsonaro ao Oeste de Santa Catarina
A viagem do presidente Bolsonaro ao Oeste catarinense teve um balanço considerado acima das expectativas pelas lideranças federais e, sobretudo, pelas representações mais expressivas do Estado. Pela primeira vez, falando em nome do presidente, o ministro Tarcísio de Freitas transmitiu decisões de impacto na infraestrutura da região. E o senador Jorginho Mello, também credenciado por Bolsonaro, confirmou outras decisões de relevância esperadas para o setor rodoviário.
A recepção que o Oeste ofereceu ao presidente foi um verdadeiro fenômeno, tanto na chegada como nos eventos de que participou. Culminou com a motociata no sábado, com a participação de 15 mil motociclistas, segundo a PM, e 30 mil participantes, de acordo com os organizadores. Sobretudo, o carinho do povo oestino.
A população do oeste deu um show de educação, disciplina, civismo e entusiasmo durante a visita presidencial. Milhares de pessoas acenando com bandeiras do Brasil ou vestidas de verde e amarelo postaram-se ao longo do trajeto da motociata para aplaudir Bolsonaro. Grupos nas calçadas, famílias no alto das colinas, apoiadores ao longo do acostamento, todos com acenos espontâneos e gritos de aprovação.As notícias de interesse catarinense foram: 1. Autorização para contrato do projeto final de engenharia da duplicação da BR-282 entre Chapecó e Irani, com previsão de 12 meses; 2. Construção de terceiras faixas da BR-282, entre Palhoça e São Miguel do Oeste, no total de 150 km, já com recursos garantidos; 3. Federalização do trecho Descanso-Itapiranga da BR-163, conhecida como SCT-163.
O senador Jorginho Mello, que foi na garupa de Bolsonaro no trajeto entre Xanxerê e Chapecó, passando por Xaxim, com a população na rua empolgada, resumiu: “É realmente um fenômeno inexplicável”. (Moacir Pereira).