Faleceu o bispo emérito Dom Walter Michael Ebejer
Aos 91 anos de idade, faleceu na tarde desta sexta-feira o bispo Emérito de União da Vitória, Dom Walter Michael Ebejer.
Dom Walter foi o primeiro bispo da Diocese de União da Vitória após a desvinculação, por decisão do Vaticano, de vários municípios do Sul do Paraná, da Diocese de Ponta Grossa.
Tomou posse na década de 70 do século passado em cerimônia inesquecível para a comunidade católica realizada no estádio ‘Eneas Muniz de Queiroz’ (Ferroviário), com a presença de milhares de fieis.
Seu sucessor foi Dom João Bosco Barbosa de Souza, sucedido por Dom Agenor Girardi, que faleceu, sendo sepultado na cripta da catedral Sagrado Coração de Jesus, com a Diocese passando para o Bispo Jorge Pinto.
Além de ter deixado um legado extraordinário de relevantes ações na Diocese, Dom Walter era um dos mais destacados e respeitados membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI).
Ele faleceu horas após ter sido internado no Hospital São Braz.
Detalhes das cerimônias, que certamente serão realizadas em caráter excepcional em virtude da pandemia, devem ser anunciadas pela Diocese.
Não somente o bispo, o líder cristão, União da Vitória e Porto União, cidade que escolheu para residir após sua aposentadoria, perde um de seus mais importantes membros da nossa cultura, notadamente literária, já que deixa várias obras publicadas.