Destruição em Santa Catarina foi causada por microexplosão
O que causou destruição no município de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi um possível tornado. O município registrou cerca de 60 destelhamentos até a manhã deste sábado (29). A avaliação é dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.
Segundo ele, houve uma possível formação de um tornado ou microexplosão na cidade de Campos Novos, onde teve destruição em massa. “Ainda é preciso ser analisado o fenômeno de mesoescala, ou seja, qual a intensidade desse tornado, mas estima-se que os ventos tenham passado dos 150 km/h em algumas áreas”, analisa.
Com os estragos, se confirmou o alerta de tempestades feito pelos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, emitido ainda terça-feira (25), 72 horas antes do fenômeno.De acordo com Scheuer, na noite desta sexta-feira (28) duas supercélulas severas tangenciaram a região de Guatambu. Caso as duas passassem poderíamos ter transtornos generalizados em Chapecó e região. “Em Guatambu e Chapecó os ventos chegaram a 78 km/h”, acrescenta.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que está elaborando uma nota preliminar que deve ser divulgada na tarde deste sábado. Já a Epagri informou que fará a avaliação sobre o fenômeno climático na segunda-feira (31).
Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil municipal também atenderam ocorrências de quedas de árvores e de postes. Setores da prefeitura apoiam na desobstrução de vias públicas neste sábado.
Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial foram os bairros mais afetados pelas ocorrências, de acordo com os bombeiros. Conforme a guarnição, há relatos de pessoas feridas, que buscaram ajuda por conta própria. A corporação, no entanto, não efetuou nenhum atendimento de vítima.
Municípios ficaram sem energia elétrica
Durante a madrugada ventos fortes atingiram a região de Videira e Campos Novos. Quatro torres de transmissão de energia elétrica de 230kV da empresa Evoltz acabaram sendo derrubadas e deixaram a Subestação de Videira de 230 KV, supridora das Subestações da Celesc de Videira, Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo, sem energia.
A Celesc informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está disponibilizando todas as suas equipes para auxiliar a transmissora Evoltz a recuperar o sistema o mais rápido possível.
Até o momento, a Celesc já conseguiu redirecionar o atendimento de algumas de suas subestações de energia para atender Videira e o hospital da cidade. Além disso, está percorrendo outros municípios para verificar a situação em hospitais da região.
Às 10h cerca de 69,8 mil unidades consumidoras se encontravam sem energia. Ainda não há previsão para o completo reestabelecimento do sistema. (JORNAL NOTÍCIAS DE FLORIANÓPOLIS).