Ministério da Saúde alerta para risco da cepa indiana chegar em Santa Catarina

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para Santa Catarina e os outros Estados do Sul do Brasil sobre o risco da chegada da variante indiana da Covid-19, a B.1617, conforme apuração do portal CNN Brasil.

Cepa indiana, também chamada de B.1617, é considerada pela OMS como a responsável pelo aumento de casos e mortes na Índia – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Arquivo/ND
Cepa indiana, também chamada de B.1617, é considerada pela OMS como a responsável pelo aumento de casos e mortes na Índia – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Arquivo/ND

A região entrou em alerta após a cepa ter sido detectada na Argentina, país que faz fronteira com o Sul do Brasil. No último dia 15, dois casos foram registrados no país vizinho.

O documento interno foi encaminhado pelo Governo aos Secretários Estaduais de Saúde.

O primeiro caso registrado de Covid-19 no Brasil, provocado pela nova cepa, foi confirmado nesta quinta-feira (20), no Maranhão. Um paciente indiano deu entrada em um hospital da rede privada da capital São Luís na semana passada.

CEPA LEVOU À EXPLOSÃO DE CASOS NA ÍNDIA

A cepa é considerada preocupante pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e responsável pelo agravamento da pandemia na Índia. O país enfrentou explosão de casos e taxas que ultrapassaram 4 mil mortes diárias.

Segundo a Organização, a variante já está presente em mais de 44 países. Até o momento, apenas variantes do Reino Unido e da África do Sul haviam sido confirmadas no Brasil, além da cepa do Amazonas.

PORTOS E FRONTEIRAS

A preocupação é que o vírus chegue ao Estado principalmente através das fronteiras e portos, segundo Daisson Trevisol, presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *