A revitalização de longo trecho da Avenida João Pessoa

A Avenida João Pessoa é a mais longa de Porto União. Começa na divisa de União da Vitória e do Paraná, debaixo da ponte ‘Machado da Costa’, e se estende até a divisa já bem distante na região Sul das cidades irmãs, até o agora populoso bairro Vice-King.

Da divisa debaixo da ponte, até a esquina com a Rua Coronel Rupp, perto do Corpo de Bombeiros, ao longo de décadas, com a passagem de várias administrações, a Avenida vinha recebendo pavimentação com paralelepípedos.

Mas na segunda gestão do prefeito Victor Buch Filho (77/82), a partir da esquina com a Rua Cel. Belarmino, a importante via pública começou a receber pavimento com asfalto PMF (pré-misturado a frio) e anos mais tarde substituído por asfalto quente até a altura da Igreja do Bairro São Pedro.

O tráfego pesado que utiliza parte da Avenida que passa na frente do Supermercado Glória, que é parte de ligação das BRs. 280 e 153, já foi restaurado várias. A última na gestão do prefeito Anízio de Souza com recursos do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios), do Governo do Estado inclusive com a revitalização da parte central e dos passeios, com recursos do Governo Federal. 

Mas o trecho entre a Igreja do Bairro São Pedro até o Bairro Vice-King, a camada asfáltica estava em condições precárias.

E, com recursos próprios, a administração Eliseu Mibach/Pércy Storck, acaba de revitalizar esse trecho até o Bairro Vice-King. Um trabalho muito bem feito. 

É bom lembrar que a Avenida João Pessoa, além de ser a maior de Porto União, nos finais dos dois séculos passados foi trajeto dos Tropeiros, ligando até o Vau do Rio Iguaçu. 

Lamentável que aquele monumento em homenagem ao Tropeiro construído por iniciativa da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) esteja abandonado.

A iniciativa, na sua execução, contou com o apoio direto das duas Prefeituras, cujos prefeitos assumiram a responsabilidade de compartilharem a manutenção do histórico espaço. Mas isso, infelizmente, não está acontecendo. (Foto da Assessoria de Imprensa e texto do Site).

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *