13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória homenageia paratletas pelo seu dia
Na noite de 03 de maio de 2021 aconteceu a 13ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores.
Entre as indicações, assuntos variados entre eles, inclusões para o Projeto de Asfalto, melhoria de estradas municipais no São Gabriel, limpeza e cobertura de galeria de água, prorrogação do pagamento do IPTU Municipal, definição das vias públicas mais importantes para o melhor trajeto e rapidez no deslocamento de veículos oficiais de emergência como ambulâncias, bombeiros e polícias civil e militar.
Fizeram uso do grande expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), ambos falaram a respeito de seus trabalhos em desenvolvimento como Vereadores.
Na Matéria da Ordem do Dia foi votado para o regime de urgência os Projetos de Leis do Executivo, 17/2021 que dispõe sobre a concessão de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19 e 18/2021, também para a mesma causa de auxílio emergencial, porém, para permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado e taxistas. Ambos foram votados favoráveis como regime de urgência em unanimidade pela Equipe e seguirá para votação na próxima Sessão.
O Projeto de Lei Ordinária n. 16/2021 que dispõe sobre a prorrogação do prazo constante do artigo 3.o da Lei Municipal 4400/2014, sendo o prazo prorrogado para dia 7 de outubro de 2024, prazo este referido a conclusão da construção da obra da nova sede do Ministério Público Estadual. O regime de urgência foi aprovado na Sessão anterior do dia 26 de Abril por todos os Vereadores para que pudessem entender ao certo o motivo da prorrogação. No momento da votação, os vereadores José Pedro Walck (PSDB), Cordovan Frederico de Mello Neto (PP) e Alandra Roveda (PL) pronunciaram-se a respeito da análise, que em virtude da pandemia a obra atrasou e a Equipe em sua totalidade concordou com a prorrogação do prazo para conclusão da obra e votaram aprovando o Projeto.
Votado também em 2.a discussão o Projeto de Lei 5/2021 que institui a língua brasileira de sinais (Libras) para tradução de todos os vídeos institucionais do Executivo e Legislativo, aprovado por unanimidade pela Equipe.
Votado em 1.a discussão e aprovado pela Equipe o Projeto 16/2021 de autoria do Presidente da Casa, Cordovan Frederico Melo Neto, que dispõe sobre a nomeação do espaço entre a Rua Professora Amazília e Coronel João Gualberto.
Entre os Requerimentos, 3 solicitações de asfalto e uma para melhoria na estrada municipal na Colônia Correntes.
O Vereador José Pedro Walck (PSDB) solicitou o funcionamento regular do Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, de onde os moradores precisam se deslocar ainda pela madrugada para serem atendidos até o Bairro Limeira. A causa ganhou coro dos demais vereadores, entre eles, comentaram o assunto Cordovan e Ratko apontando urgência do restabelecimento do Posto de Saúde.
(Texto e foto da Assessoria da Câmara Municipal de União da Vitória).