Pesquisa mostra que Amin é figura fundamental no cenário da eleição em Santa Catarina
A pesquisa da Lupi & Associados, divulgada pela RIC e pela ADI, nesta quinta-feira (21), consolida que Esperidião Amin (Progressistas) é a figura mais fundamental na construção dos cenários ao governo do Estado. Sem ele, o quadro é outro.
Outros dois consolidados são Paulo Bauer (PSDB) e Eduardo Pinho Moreira (MDB), embora tenha afirmado que não concorrerá. Houve enorme esforço de quem construiu as simulações para dar musculatura à pré-candidatura de Bauer (PSDB), que lidera as intenções de votos justamente quando Amin não figura como postulante, o que agrada a grupos políticos que não querem o PSD no barco de Gelson Merisio, ou Mauro Mariani é o concorrente pelo MDB.
Aliás, o maior partido catarinense, que em tese definiu-se na última segunda, quando Eduardo Pinho Moreira abriu mão de disputar a reeleição, tem um enorme problema em suas mãos, pois é o governador que se sobressai e dificilmente poderá ficar fora dos próximos levantamentos.
Fora isso, fiquem de olho no desempenho do deputado federal Décio Lima (PT), que mantém uma boa posição na pesquisa e consegue mobilizar os tradicionais 11% históricos do partido de esquerda no Estado, o que o leva a ser cobiçado por muitos em uma eventual composição de segundo turno. (Do Blog de Roberto Azevedo).