Novo ministro da Saúde diz em sua primeira entrevista coletiva que a meta é vacina 1 milhão por dia
Cobrado por entidades, gestores estaduais e municipais por uma aceleração da vacinação contra a covid-19, o Ministério da Saúde tem a meta de aumentar em pelo menos três vezes a velocidade da vacinação e aplicar 1 milhão de imunizantes por dia. A intenção foi anunciada pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante sua primeira coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (24/3).
Segundo Queiroga, que tomou posse ontem, o primeiro compromisso de sua gestão é a implementação de uma forte campanha de vacinação. “O ministro da Saúde e o governo assumem o compromisso de em curto prazo aumentar em pelo menos 3 vezes essa velocidade de vacinação, para um milhão de vacinas todos os dias. É uma meta que é plausível”, afirmou.
Atualmente, segundo o ministro, o país vacina 300 mil indivíduos por dia. Queiroga disse, ainda, que teria condições de ampliar esse número ainda mais, mas preferia não se comprometer pois precisa buscar mais vacinas. A decisão de ampliar a quantidade de pessoas vacinadas diariamente foi uma “determinação expressa do presidente da República”.
O cardiologista pontuou que no passado, há um século, a população tinha medo das vacina, mas hoje o cenário é diferente. “Hoje nós sabemos que 95% da população brasileira desejam ser imunizados, e nós, os agentes públicos, temos que enviar todos os esforços para que o programa de vacinação tenha concretude”, disse.