Alexandre Curi destaca importância da fruticultura para o Paraná

“Esses investimentos na fruticultura contribuem para a diversificação da renda de nossos produtores rurais, estimula o surgimento da agroindústria e o desenvolvimento regional”, afirmou o deputado Alexandre Curi (PSB), ao participar nesta terça-feira (19) de um encontro na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) com o secretário George Hiraiwa e prefeitos de vários municípios. Na ocasião, foi formalizada a assinatura de um programa que prevê a distribuição de mudas frutíferas e o apoio técnico para pequenos agricultores paranaenses, que vão poder cultivar várias espécies de frutas.

Os prefeitos que estavam presentes no encontro também ressaltaram a importância da implantação dos pomares, destacando que essas ações do Governo do Paraná contribuem para o fortalecimento da produção agrícola e vão trazer maior renda aos produtores. “Precisamos investir sempre em programas e ações que estejam alinhadas com o fortalecimento da agricultura, do agronegócio. Os pomares geram renda e empregos”, frisou Curi.

Mercado – Dados divulgados pelo Governo do Estado em abril deste ano mostram que o Paraná tem um mercado ativo de fruticultura. Conforme esse levantamento, os produtores paranaenses exploram cerca de 35 frutas, com destaque para laranja, banana, melancia, tangerina, uva, maçã, limão, abacate, morango e goiaba. Juntas, elas representam 93,1% de toda a produção estadual.

A pesquisa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, revelou que a produção em 2016 foi de 1,44 milhão de toneladas, o que representa 3,6% da nacional e coloca o estado como o oitavo maior produtor do país. O cultivo de frutíferas é desenvolvido de Norte a Sul do estado por cerca de 27 mil produtores. Na safra de 2016, a produção de frutas ocupou uma área de 60,3 mil hectares, gerando uma renda bruta de R$ 1,5 bilhão, ou 1,7% do Valor Bruto de Produção (VBP) da agricultura paranaense. Entre 2007 e 2016, o segmento registrou crescimento de 2,9%.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *