Em entrevista ao ‘Bom Dia Paraná’ (RPC/Globo), governador do Paraná diz que enfrentamos um novo vírus da Covid, que é muito mais letal
O governador Ratinho Jr deu entrevista à jornalista Carolina Wolf, da RPC, para falar sobre a situação da crise desatada pela pandemia de coronavírus. Ele disse que é necessário que a sociedade tome consciência de que vivemos uma nova pandemias, um novo vírus muito mais letal e que se propaga em velocidade muito maior, o que levou o sistema de saúde a situações limite.
Hoje, faltam vagas em hospitais, leitos em UTIs, equipamentos e pessoal técnico. O Estado tem tomado todas as providências para enfrentar a essa situação. Está instalando 300 novos leitos de UTIs para atender pacientes de Covide19. Mas o desafio não é simples. Há falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais. E isso não se providencia com facilidade.
O governo toma medidas que possam representar soluções que contemplem toda a população, todos os seus segmentos que tem necessidades distintas. O mais difícil tem sido convencer a sociedade a respeitar normas, restrições, entendendo que é a única maneira de conter a expansão do vírus.
O efeito colateral mais perverso da pandemia de coronavírus é o agravamento da crise econômica. Há recuperação na indústria, o agronegócio prospera, mas as dificuldades se abatem principalmente sobre os médios e pequenos empresários do setor terciário – comércio, serviços, turismo. Para 4stes, Ratinho Jr conta que abriu linhas de crédito que ultrapassam a casa de R$ 1,5 bi. E suspendeu cobranças de impostos.
O governador reconhece a grande dificuldade de sobrevivência de empresários de pequeno porte, levados à paralisação. Para eles, Ratinho Jr está a criar novos programas que implicam em ajuda financeira para que suportem este período.
O Estado faz esse esforço, mas é preciso compreender que as finanças públicas também sofrem. O governador diz que ficará satisfeito se o Paraná repetir a arrecadação de 2019. E que vai ter que cortar custos, apertar os cintos, segurar despesas. E isso vai exigir muito trabalho, muita compreensão de todos, que é com que ele está contando. (Blog de Fábio Campana).