A “Maria Fumaça 310” está sendo recuperada em União da Vitória

Vou ser rigorosamente objetivo com relação à histórica locomotiva “Maria Fumaça 310”, excluindo detalhes de sua trajetória desde quando, na gestão do prefeito Gilberto Francisco Brittes  – 77/82 – do século passado foi colocada na Praça Visconde de Nácar como o grande símbolo do período de glória da atuante infraestrutura ferroviária que existia em nossa região, principal ferramenta da estruturação da nossa economia.

Depois de vários anos na Praça, a 310 passou por metamorfoses que, sinceramente, não interessam os detalhes, sejam positivos ou negativos.

Depois de ser transportada para Rio Negrinho para ser recuperada, por razões que também não interessa detalhar, a 310 está de volta e numa oficina em União da Vitória, sendo recuperada, sob o comando de pessoas responsáveis, com destaque para o empresário Élio Weber.

Não se pode prever prazo para a restauração da locomotiva, mas o certo é que logo estará utilizando os trilhos do trecho que está sendo  recuperado em Porto União.

Os vagões que farão parte do projeto ‘Trem das Etnias’ também estão sendo recuperados em uma oficina em União da Vitória.

Se depender da seriedade dos que estão no comando de todo esse complicado processo de restauração da 310 e do trecho da ferrovia, a histórica 310 está, finalmente, no rumo certo, concretizando o projeto do “Trem da Etnias”.

Em próxima postagem, vou destacar detalhes dos vagões que estão sendo recuperados.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *