O STF e a vitória da impunidade
(* Moacir Pereira……..)
Impactante não é apenas a extemporânea decisão do ministro Edson Fachin, anulando as condenações do ex-presidiário Lula na operação Lava Jato. Perplexidade maior vem na retrospectiva sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira e mundial.
Provas robustas, de conhecimento de toda a população pela maior cobertura jornalística feita neste século, continuam lá na Justiça Federal. Uma grande estrutura com especialistas em tributação, informática, contabilidade virtual foi montada pela Policia Federal para viabilizar o sucesso das investigações.
Mobilização idêntica com grupos de especialistas registrou-se na Receita Federal, atuando em Curitiba, no Brasil e em vários paraísos fiscais, onde a bandidagem atuou com muita competência para praticar os atos criminosos contra o povo brasileiro.
Uma força tarefa foi montada no Paraná pelo Ministério Público Federal, trabalhando diuturnamente, com modernos recursos da tecnologia e inteligência artificial para desbaratar a maior quadrilha da história.
Completou-se este cerco gigantesco com corajosa e competente atuação do juiz Sérgio Moro, vivendo dia e noite para punir os corruptos de colarinho branco e desmontar o monumento esquema de corrupção das maiores empreiteiras do país.
Sentenças muito bem lavradas, todas elas confirmadas pelo Tribunal Regional Federal e pelos tribunais superiores de Brasilia, em dezenas e centenas de recursos dos condenados.
E, depois de sete longos anos de muito trabalho e investimentos públicos milionários, vem um ministro do STF, com uma assombrosa decisão monocrática, e cancela tudo.
A anulação não absolve o criminoso condenado e os integrantes de sua numerosa quadrilha. E quem está vibrando, comemora a vitória da impunidade.
(*Moacir Pereira é jornalista, comentarista de televisão e atual presidente da Academia e Letras de Santa Catarina).