Estados decretaram lockdown, hospitais de campanha foram montados e a corrida pelas vacinas começou. Comércios ficaram vazios e os hospitais, cheios. Na política, mudanças de cargo e protestos marcaram os conflitos decorrentes da crise sanitária.
Manifestações contra o governo e atos em homenagem às vítimas foram realizados. As campanhas de vacinação começaram em todo o país.
Veja os registros do repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima, dos momentos que marcaram o primeiro ano da pandemia:
Brasileiros vindos da China chegaram a Anápolis, Goiás em 9 de fevereiro de 2020. Dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) trouxeram um grupo de 34 repatriados de Wuhan Sérgio Lima/Poder360.
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chefiou a pasta até 16.abr.2020, quando foi demitido. Sérgio Lima/Poder360.
Presidente Jair Bolsonaro discursa em ato com pauta a favor do AI-5 (Ato Institucional 5), em 19 de abril de 2020. Sérgio Lima/Poder360.
Profissionais da saúde atendem paciente no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Sérgio Lima/Poder360.
Nelson Teich chefiou o Ministério da Saúde de 17 de abril a 15 de maio de 2020, quando pediu demissão. Sérgio Lima/Poder360.
O veterano da 2ª Guerra Mundial Ermando Armelindo Piveta, de 99 anos, é ovacionado ao deixar o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, depois de se recuperar da covid. Sérgio Lima/Poder360.
Soldados do Exército desinfectam o Metrô de Brasília, durante a pandemia do coronavírusSérgio Lima/Poder360
Covas abertas no cemitério de Taguatinga, em Brasília. Sérgio Lima/Poder360.
Presidente Jair Bolsonaro mostra uma caixa de hidroxicloroquina para as emas criadas no Palácio do Alvorada. Sérgio Lima/Poder360.
Profissionais da saúde atendem paciente no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Sérgio Lima/Poder360.
Ato em homenagem às 50 mil vítimas de covid-19, marca superada em 20 de junho de 2020. Sérgio Lima/Poder360.
Presidente Jair Bolsonaro se atrapalha ao colocar máscara. Sérgio Lima/Poder360.
Ato da ONG Rio de Paz em frente ao Congresso Nacional, pela permanência do auxílio emergencial para os desempregados pela pandemia. Sérgio Lima/Poder360.
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que assumiu como titular da pasta em 14 de setembro. Sérgio Lima/Poder360.
Profissional da linha de frente do combate ao coronavírus. Sérgio Lima/Poder360.
Antonio Barra Torres, diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pelo registro de vacinas. Sérgio Lima/Poder360.
Presidente Jair Bolsonaro e mascote Zé Gotinha em evento de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19, em 16 de dezembro. Sérgio Lima/Poder360.
A campanha de vacinação contra a covid-19 começou no Brasil em janeiro. Sérgio Lima/Poder360.
Manifestação contra a atuação do governo na pandemia no dia em que o país superou a marca de 200 mil mortos (7.jan.2021). Sérgio Lima/Poder360.
Panelaço em 15 de janeiro de 2021. O movimento cobrou atitudes do governo federal em relação ao agravamento da situação crítica da covid-19 em Manaus e a falta de oxigênio nos hospitais. Sérgio Lima/Poder360.
Mulher se fantasia de jacaré em referência a declaração dada por Bolsonaro em 17 de dezembro, quando o presidente criticou imunizantes contra o coronavírus. “Se você virar um jacaré, problema de você”, disse. Sérgio Lima/Poder360.