13 de fevereiro – Dia do Rádio
A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO RÁDIO
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.
O RÁDIO EM PORTO UNIÃO/UNIÃO DA VITÓRIA
O rádio está presente nas mais variadas circunstâncias em nossas vidas, ouvindo música ou informações.
Em Porto União/União da Vitória, historicamente, fazem parte da vida de dezenas de gerações, inicialmente a Rádio União, Rádio Colmeia e depois a Educadora.
A pioneira Rádio (a segunda ou terceira a entrar em operação no Paraná) tem sua história agora ligada à CBN (Central Brasileira de Notícias). A Rádio Educadora, de propriedade da Diocese de União da Vitória, opera em parceria com o Centro Universitário Uniguaçu, no sistema FM.
Já a Colmeia continua no sistema AM, mas com grande influência, principalmente no interior de nossos municípios e outros da região.
Em matéria de rádio, as cidades irmãs do Vale do Iguaçu estão bem servidas, porque além da citadas, operam ainda a Antena 1, a Jovem Pan, Verde Vale e uma Comunitária.
NAS REDES SOCIAIS
E todas elas se utilizam das Redes Sociais, significando que estão presentes à disposição de milhões de ouvintes, tanto no Brasil como no exterior.