2020 no CEJUSC e Vara da Família: avaliação de um ano de muito trabalho e adptações
Apesar de um ano diferente, por conta da pandemia de Covid-19, a Vara da Família e Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória tiveram um grande volume de trabalho em 2020. Audiências, eventos e palestras migraram para o meio virtual. Dois novos programas foram criados para auxiliarem em emergência de saúde que superaram 400 atendimentos, de forma remota, com direcionamento profissional.
“Tivemos que nos adaptar a este novo cenário, inclusive sofrendo com a qualidade da internet e equipamentos que nem sempre atendiam com eficiência nossas necessidades de acesso. Nossos colaboradores e parceiros rapidamente responderam de forma eficiente e louvável a este chamado de emergência em saúde que colocou todos nós neste novo normal com teletrabalho e inúmeras situações diferentes e restritivas”, relata o juiz Carlos Mattioli.
O magistrado que responde pela Vara da Família e coordena o CEJUSC destaca a disposição dos colaboradores em abrirem mão até da privacidade em alguns momentos para manter os serviços em funcionamento. “Os processos não pararam. Também de forma remota os atendimentos em cidadania foram feitos, em especial pelo novo programa o Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus, a RAC”, detalha.
Com a maioria dos servidores em home office, somente a partir de outubro (e emergenciais) alguns raros puderam ser realizados de forma presencial. Na forma de exceção e com agendamento prévio. “São as determinações que precisamos cumprir e seguir”, acrescenta Mattioli. “Mantendo a qualidade e eficiência dos serviços e cumprindo nossas responsabilidades da função.” Disponibilizando até números pessoais de telefone.
Muitos servidores precisaram dividir o seu tempo entre cuidar de filhos e familiares e trabalhar. O novo normal, do teletrabalho, levou a esta postura, segundo Mattioli. “Foi um ano difícil e iniciamos o trabalho em 2021 – nesta semana – com muita esperança, mas mantendo a rotina de atender de forma virtual, sem a autorização, ainda, para atendimento presencial normal. Somente em casos de extrema urgência e com agendamento prévio”, frisa.
Ao longo de 2020 (além de virtualmente atender as pessoas, advogados e dar o seguimento no rito de todo o trabalho do judiciário), no âmbito judicial foram encerrados 2.726 processos, com o ingresso de 2406 ações judiciais, possibilitando uma redução do acervo para 4.879 processos. Foram realizadas 715 audiências judiciais, sendo 342 de conciliação e mediação. Na movimentação e andamento dos casos foram produzidas 2.559 sentenças, 4.699 decisões, e 8.398 despachos judiciais.
Por meio do CEJUSC a RAC (Rede de Ajuda) atendeu mais de 400 pessoas com necessidades psicológicas e demais auxílios necessários. Mais de 50 palestras virtuais foram realizadas, bem como as audiências realizadas em plataformas na internet que sofreram com a qualidade das conexões, por diversas ocasiões.
Profissionais de Saúde foram homenageados com mensagem de agradecimento nos meses de agosto e dezembro.
Campanha de arrecadação de celulares e equipamentos de informática (computadores e tablets, principalmente) permitiu o repasse das doações para alunos sem condições de comprar os aparelhos para se manterem no ensino em ambientes virtuais. Trabalho realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e diversos colaboradores, como o próprio Poder Judiciário do Paraná.
Pela impossibilidade e risco em eventos presenciais, diversas reuniões com pais, familiares e alunos foram realizadas por meio de aplicativos e plataformas virtuais, inclusive estendido ao casamento comunitário online realizado no mês de dezembro.
“Apesar do caos sanitário e das imensas dificuldades decorrentes foi um ano muito produtivo, em que o Poder Judiciário de União da Vitória contribuiu para amenizar os problemas e as graves consequências da pandemia, trabalhando para o acolhimento das pessoas e o desenvolvimento de nossa região”, resume o juiz. (Da Assessoria do CEJUSC).