Assembleia Legislativa aprova projeto para implantação de mais colégios militares no Paraná
Os deputados estaduais aprovaram ontem em segundo turno projeto do governo que amplia a possibilidade de implantação de colégios cívico-militares no Estado. A proposta foi aprovada com a rejeição de oito emendas apresentadas pelos parlamentares, por 43 votos a 8. O projeto foi aprovado por 45 votos a 6 e agora vai à sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).
A matéria foi votada após a convocação extraordinária da Assembleia Legislativa durante o recesso a pedido do governador, sob a justificativa de garantir a implantação do modelo já no ano letivo de 2021.
Em setembro, os deputados aprovaram projeto que prevê a criação de 215 colégios cívico-militares. O texto estabeleceu que essa modalidade de ensino só poderia ser implantada em cidades com mais de 10 mil habitantes. Além disso, a lei aprovada também proibia a implantação desse tipo de colégio em escolas com ensino noturno. O projeto aprovado permite que sejam militarizadas escolas em municípios com menos de dez mil habitantes. (Com informações da ALEP).