Governo Federal deve antecipar abono salarial 21/22 e do 13º dos pensionistas e aposentados do INSS
O governo federal decidiu que vai antecipar dois benefícios no início de 2021. Após o fim do Auxílio Emergencial em dezembro, e sem perspectiva de prorrogação do benefício que chegou a quase 70 milhões de brasileiros, a equipe econômica de Jair Bolsonaro está estudando a antecipação do abono salarial de 2021-2022 e do 13° salário dos aposentados do INSS. As medidas fazem parte da estratégia do governo para minimizar os impactos da pandemia que ainda apresenta crescimento no número de casos ativos até que seja possível iniciar a vacinação.
A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e do abono PIS/PASEP 2021 foi confirmada por assessores presidenciais, que afirmaram ainda a intenção do governo de iniciar o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS já no mês de fevereiro e a segunda parcela, em março.
O adiantamento do saque do abono salarial deve seguir o mesmo calendário. Apesar de ainda não ter sido confirmada por Bolsonaro, a antecipação dos benefícios já havia sido divulgada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no ano passado. As iniciativas são consideradas viáveis por Guedes, visto que já estão previstas no orçamento de 2021 e não teriam custo extra.
“Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13ª dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”, disse um assessor presidencial.