Eliseu Mibach toma posse para mais um mandato em Porto União
Em cerimônia realizada no Clube Aliança, presidida pelo vereador mais idoso, Luiz Alberto Pasqualin, Eliseu Mibach tomou no dia 1º de janeiro, juntamente com o vice-prefeito Erico Rosenscheg.
A cerimônia começou com a posse dos 11 vereadores, que fizeram o juramento de praxe como determina a Constituição e a Lei Orgânica Municipal.
Mibach caminha para ser o prefeito mais longevo da história de Porto União, a não ser que, como disse ainda quando ‘amistosamente’ conversava com o autor do Site, disse que poderia, em 2022, concorrer a deputado estadual, se “Mauro Mariani for candidato a governador”.
E essa possibilidade de concorrer à Assembleia com chances de conquistar uma das 40 vagas no parlamento catarinense não parece ser difícil, já que é atualmente um dos nomes mais importantes do PSDB estadual e os tucanos, com certeza, terão chapa completa para a Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, além de candidato a uma vaga para o Senado e a governador. Talvez – para o Governo do Estado – o próprio Mauro Mariani, numa coligação com o MDB, assim como aconteceu na eleição municipal em Porto União: MDB e PSDB juntos.
Mas se permanecer no cargo até 31 de dezembro de 2024, serão 14 anos administrando o município.
Começou em dezembro de 1988, quando assumiu como vice-prefeito, com a morte do titular Alexandre Passos Puzyna.
Em 2000 foi eleito com votação superior a 60% dos votos e em 2044 foi decisivo para a vitória de seu vice Renato Stasiak.
Nas eleições de 2008 e 2012 não foi eleito, mas em 2016 venceu e em 2020 se reelegeu, conquistando o direito de comandar o município por 14 anos.
Além de se reeleger com tranquilidade, ainda vai administrar com maioria absoluta na Câmara Municipal.