Reciclagem em União da Vitória: ‘todos juntos fazendo o melhor’!
Se cada morador fazer a sua parte dentro de sua casa, o mundo em que vivemos pode ser melhor. Isso pode ser feito num simples ato de separar o lixo orgânico do reciclável, e assim você vai ajudar o Meio Ambiente como também muitas famílias de União da Vitória que retirar o seu sustento na separação do lixo reciclável.
Em União da Vitória, atualmente existe duas entidades que fazem um importante trabalho na separação do lixo reciclável e assim estão fazendo com que seja prolongada a vida útil do aterro sanitário do município. Hoje se faz presente duas entidades, sendo elas: Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos (Coopertrage) e a Associação dos Recicladores e Coletores de Recicláveis do Vale do Iguaçu (Arcrevi). Atualmente segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Coopertrage tem 37 colaboradores e a Arcrevi 20 pessoas atuando no serviço da separação do lixo reciclável.
Com este trabalho tão importante a Prefeitura de União da Vitória, não deixou de se fazer presente nos quatro anos da administração do prefeito Santin Roveda e do vice-prefeito e prefeito eleito Bachir Abbas, sendo disponibilizado equipamentos e neste momento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Assistência Social, esteve presente verificando a situação dos trabalhadores para fazer o recebimento de auxilio via Prefeitura como do Governo do Paraná e do Governo Federal.
“As Cooperativas de Reciclagem em União da Vitória, são de fundamental importância para o bom andamento de uma União da Vitória, sustentável. Aqui na Prefeitura sabemos que algumas pessoas que vivem numa situação de vulnerabilidade e afirmo que antes da gestão 2017 – 2020, era uma Cooperativa e hoje são duas. Estamos terminando 2020, com mais famílias atuando e fazendo o seu melhor em prol do Meio Ambiente como para ter recurso em sua casa. Quero mandar um abraço para todos das Cooperativas que todos os meses estou lá conversando e ouvindo os pedidos deles para o melhor para União da Vitória, no que se diz respeito a reciclagem e ao bem estar deles. Recentemente fizemos a entrega de duas novas prensas e neste período da pandemia do Coronavírus fizemos um trabalho para as famílias receberem cesta básicas. Todos juntos Assistência Social, Meio Ambiente e você fazendo uma cidade mais sustentável”, declarou o prefeito Santin Roveda.
Coleta Seletiva:
Os serviços de coleta seletiva são realizados pela Coopertrage através do contrato nº02/2018. Na coleta seletiva pública, no ano de 2020, foram coletadas em média 95 toneladas ao mês de resíduos sólidos potencialmente recicláveis/reutilizáveis. Este quantitativo é processado pelas duas entidades de catadores constituídas no município: Arcrevi e Coopertrage. Das 95 toneladas ao mês de resíduos potencialmente recicláveis/reutilizáveis proveniente de coleta pública, cada uma das entidades de catadores processa em torno de 50% dos resíduos.
Adicionalmente a Coopertrage coleta em média 20,8 toneladas ao mês de resíduos de grandes geradores.
Materiais separados e comercializados:
No ano de 2020, até o mês de julho, em média a Coopertrage comercializou 49,3 toneladas de resíduos recicláveis/reutilizáveis ao mês, sendo em média 28,5 toneladas comercializadas proveniente de coleta seletiva pública. Foram comercializadas em média 20,8 toneladas de resíduos recicláveis provenientes de coleta de grandes geradores. Total: Média mensal de 49,3 toneladas de resíduos recicláveis/reutilizáveis comercializados.
No mesmo período a Arcrevi comercializou em média 31,5 toneladas ao mês, sendo declarado como provenientes na totalidade da coleta seletiva pública realizada pela Coopertrage do contrato nº 020/2018.
Dia da Coleta de Lixo Reciclável:
Centro e bairro São Bernardo – Segunda-feira a sexta-feira com início às 18h.
Bairros Navegantes e Ponte Nova – Terça-feira e sábado com início às 18h
Bairros Malon, Nossa Senhora das Graças – Terça-feira e sábado com início às 8h.
São Domingos e Rio Vermelho – Quinta-feira, com início às 8h, em 15 em 15 dias.
Distrito de São Cristóvão – Terça-feira e sábado com início às 8h.
Bairros São Gabriel, Angélica, Monte Castelo, Furlan, São Luiz, Dona Mercedes, Muzzolon, Cristo Rei, São Joaquim, Jardim Roseira, Morro do Cristo, Conjuntos Bela Vista, Limeira, Rio D´Areia, Rocio, São Basílio Magno, Linha Passo do Iguaçu, e barreiros – Segunda-feira e sexta-feira com início às 8h. (Texto e foto da Assessoria da PMUVA).