Rodrigo Rossoni vai presidir a Associação dos Municípios do Sul do Paraná
O prefeito eleito de Bituruna, Rodrigo Rossoni, filho de Valdir Rossoni, que foi prefeito do município de 1983 a 1988 e eleito em 1990 deputado estadual, sendo reeleito sucessivamente até 1914, quando decidiu concorrer à Câmara Federal, sendo eleito com quase 180 mil votos, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).
A escolha antecipada de Rodrigo Rossoni foi em reunião dos 9 prefeitos eleitos em novembro passado que integram a área de atuação da Amsulpar – União da Vitória, São Mateus do Sul, Porto Vitória, Paulo Frontin, Paula Freitas, General Carneiro, Cruz Machado, Bituruna e Antonio Olinto.
Assumindo a presidência da Amsulpar, Rodrigo repete seu pai que, na condição de prefeito de Bituruna, presidiu com sucesso a instituição de municípios, pavimentando sua primeira eleição, em 1990 para a Assembleia Legislativa do Paraná, com reeleições em 1994,1998, 2002, 2006, 2010 e 2014 para a Câmara Federal.
Valdir Rossoni, contudo, preferiu a cadeira de Chefe da Casa Civil do governador Carlos Alberto (Beto) Richa, não sendo, na reeleição para a Câmara Federal em 2018, bem sucedido, com uma redução inexplicável de votação com relação ao pleito de 2014, ficando na primeira suplência.
Agora, depois de 6 anos como prefeito, 24 anos como deputado estadual, inclusive 2 como presidente da ALEP, além de um mandato como deputado federal e Chefe da Casa Civil, Valdir vê seu filho Rodrigo ser finalmente, depois de problemas de pleitos municipais anteriores, eleito, repetindo seus passos dados em 1982 quando foi elevado ao comando do município de Bituruna.
É possível que, depois de alguns anos meio ‘sonolenta’, a Amsulpar volte a ter o protagonismo que teve desde a sua fundação, principalmente nas últimas três décadas do século passado, atuando, através de seus prefeitos, com altivez em favor dos interesses dos 9 municípios que a integram.