As lições de democracia no segundo turno em Santa Catarina

Nenhuma surpresa na eleição de segundo turno em Santa Catarina, com a reeleição tranquila do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), em Blumenau, e a vitória do empresário Adriano Bornschein Silva (Novo), em Joinville.

O primeiro fato novo foi a grande diferença nos números de Blumenau e Joinville. Hildebrandt iniciou a campanha de segundo turno com vantagem expressiva sobre João Paulo Kleinubing superior a 44 mil votos. Ampliou a vantagem em mais de 10 mil votos. Adriano deu uma virada, pulando de 60.728 para 145.269 votos.

O segundo foi o índice de abstenções: 31,04% em Blumenau e 28,36% em Joinville.

O fato a destacar como extremamente positivo, cívico e de caráter pedagógico foi a postura dos quatro candidatos. Os vitoriosos, com mensagens construtivas de união das forças políticas e econômicas de seus municípios. Adriano Silva e Mário Hildebrandt enfatizaram que a eleição acabou e que a partir de agora é trabalhar pelo futuro de suas cidades.

Adriano e Mário destacando a importância de suas famílias, de amigos e voluntários na construção do projeto vitorioso. Deixaram lições renovadas sobre princípios humanos e valores éticos, com falas breves e de conteúdo político.

Os candidatos derrotados Darci de Matos (PSD) e João Paulo Kleinubing (DEM) também tiveram uma postura elogiável, agradecendo os votos e cumprimentando os vencedores.

Foram duas disputas que contribuíram para oferecer belos exemplos às novas gerações de como praticar a verdadeira política e atuando na construção da democracia. (Moacir Pereira).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *