Eliseu Mibach em cinco eleições: 3 vitórias e 2 derrotas

Em 1996, pelo MDB, Eliseu Mibach participou como companheiro de chapa (vice) do falecido prefeito Alexandre Passos Puzyna. Foi uma eleição tranquila, mesmo porque concorriam à sucessão como candidatos do saudoso prefeito Ilário Sander que, discretamente, realizou um bom trabalho, notadamente no desenvolvimento do segmento industrial.

Mas em dezembro de 1998, com um relacionamento não muito amistoso com o titular, que tragicamente faleceu em acidente na BR-476, assumiu o cargo e com a Prefeitura passando uma situação pouco confortável financeiramente, conseguiu colocar a casa em ordem. 

Foi tão bem que no pleito de 2000, tendo ao seu lado o contabilista Renato Stasiak como vice, foi além dos 62% dos votos válidos do eleitorado de Porto União. E os resultados administrativos, principalmente na área da educação e da infraestrutura foram notáveis.

Como não tinha a certeza de que poderia concorrer à reeleição, ainda, no MDB, contribuiu decisivamente para a vitória de seu vice Renato Stasiak em 2004. E, o mais curioso, o vice de Stasiak foi Erico Rosencheg.

Aí em 2008, Eliseu resolveu concorrer, tendo como seu adversário o seu ex-vice Renato Stasiaki. E o resultado não nada positivo para ele.

Em 2012, novamente Eliseu voltou a concorrer, tendo como adversário o então  vice de Stasiak: Anízio de Souza. Outra derrota.

Mas, finalmente no pleito de 2016, tendo como companheiro a vice o industrial Pércy Storck, Eliseu Mibach, mesmo passando por problemas pessoais dramáticos, deu o primeiro troco, vencendo seu ex-vice Stasiak que o havia derrotado duas vezes.

Agora, no pleito de 2020, o prefeito Mibach, contando com mais três candidatos, inclusive  seu vice Storck, marcou no seu ‘placar eleitoral’ 3 x 2. Foram duas derrotas e três vitórias. Três porque em 2000 foi vitorioso. E o mais curioso é que foram contra seus ex-vices. E, ainda, o mais curioso, trazendo para sentar ao seu lado direito no comando da Prefeitura neste pleito de 2020 como vice, Erico Rosenscheg, que foi vice Renato Stasiak.

Portanto, no placar na disputa com seus ex-vices, está tecnicamente empatado, com a vitória no pleito de 2000, quando venceu com a maior tranquilidade ao lado de Renato Stasiak. Mas na disputa com seus ex-vices está 3 x 2.

Reeleito, se completar o mandato até dezembro de 2024, Eliseu Mibach, vai se tornar o prefeito mais longe da história de Porto União: serão 14 anos.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (16), na CBN, o prefeito reeleito de Porto União respondeu todas as perguntas, inclusive a todas as relacionadas aos desafios que os prefeitos terão que enfrentar num dos momentos até trágicas que toda a humanidade está vivendo com a pandemia, principalmente das consequências que afetam municípios, estados, país e a toda a humanidade.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *