Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos realizarem suas convenções

De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  termina nesta quarta-feira (16), o prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. 

O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função da pandemia da covid-19.

O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro, em municípios com menos de 200 mil eleitores. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados.

Porto União

Em Porto União parece que está tudo decidido. PL, PP, PSC e Democratas decidiram apoiar a chapa majoritária Marcos Colla (PL) e Fioravante Buch  Neto (Democratas). PSDB e MDB formaram a chapa majoritária Eliseu Mibach (PSDB) e Erico Rosenscheg (MDB). PSD e Podemos a chapa Percy Storck (PSD) e Juliano Hassan (Podemos). O PT concorre com chapa pura – Gilberto Knapik e Juares de Lara. Não tenho informações de convenções de outros partidos…

União da Vitória

Em União da Vitória estão confirmadas, com convenções já realizadas, o PTC com a chapa Almires Bughay Fillho e Patrícia de Faria. O PROS com a chapa Sigley Narcizo e Juliano Silva Alves. O PTB que confirmou o nome do advogado Ernani Bortolini para concorrer a vice na chapa do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv.  O PT deve concluir o processo para definição de seus candidatos, segundo o rito estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira (16), mas está certa a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado Pedro Ivo.

O PDT, MDB e PV já inciaram e provavelmente estão com suas convenções em aberto. PV parece certo que apoiará a candidatura do atual vice-prefeito Bachir Abbas (PP). Já o PDT tem candidato a prefeito – Nelson Pedroso. O Democratas e PP, que devem apoiar Bachir, estão com suas convenções em aberto, porque até ontem à noite ainda não estava definido o nome do candidato (a) a vice. O MDB realiza nesta quarta-feira a convenção para definir coligação na majoritária – candidato próprio – e lançar os nomes de seus candidatos à Câmara Municipal.

A verdade que os desdobramentos são tantos, principalmente junto ao PP, DEM e PV com relação à escolha do vice (a) do candidato situacionista Bachir Abbas, que na verdade não sabemos o que pode acontecer. Mas até à meia-noite desta quarta-feira (16) tudo deve estar definido.

PSDB

Não tenho nenhuma informação da convenção do PSDB, que tem como pré-candidato Clemente Scistowski. O Site está aberto para todos e na página inicial está o número do telefone e o e-mail para envio de informações. Afinal, são tantos os partidos – acho que bem mais de 30 – que fica difícil saber quais estão em atividade em nossas cidades e região, apesar do PSDB ser um dos mais importantes.

PSD

Outro partido  que deve decidir seu futuro no pleito municipal nesta quarta-feira  é o PSD (Partido Social Democrático), que tem como principal líder no Estado o governador Carlos Massa Ratinho Junior e em União da Vitória o deputado Hussein Bakri, que já cumpriu dois mandatos de prefeito. E é o líder do Governo na Assembleia Legislativa. O PSD já deve estar iniciando sua convenção, para definição – não sei – se para o lançamento de candidato (a) próprio à Prefeitura, ou se ainda – como tudo em política é possível – aprove a coligação com outro partido. E, claro, definindo seus candidatos  à Câmara Municipal.  Em entrevista recente à CBN, o próprio governador falou de dois nomes para a Prefeitura de União da Vitória: Gaby e Thiago, filha e genro de Hussein. Mas a decisão do PSD deve sair até à meia-noite.  

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *