O criminalista e professor universitário Ernani Bortolini, 48 anos, anunciou no aniversário de morte de Getúlio Vargas (24 de agosto), presidente fundador do partido em que é titular, o PTB, sua pré-candidatura a vereador.
Bortolini, filho do autor do hino de União da Vitória, o maestro Raulino Bortolini, carrega a experiência na oratória, dos júris bem debatidos, da carreira no magistério e também a presidência da subseção em Porto União da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na Universidade do Contestado (UnC), Bortolini é professor há quase 20 anos, um dos primeiros profissionais recebidos pela instituição. Na UnC também, foi coordenador do curso de Direito entre os anos 2007 e 2008. Lecionou também na Uniuv, por cinco anos. Compartilha o escritório de advocacia com Ana Claudia Flenik, parceria que já tem dez anos.
Ernani Bortolini é o primeiro filho de Raulino e Lair. Vem de família católica, tem um irmão padre, o músico Emilio Bortolini, pároco em Porto Vitória (PR), é devoto de Nossa Senhora. Sua irmã do meio, Aline, é dentista e tradutora na Argentina. É pai de Mariana Wolf Bortolini (neta de Antônio Carlos Wolf, ex-vereador em Porto União, in memoriam), de Derek Henrique Milis Bortolini (filho de sua esposa e adotado por ele legalmente) e Maria Clara, fruto da união com a jornalista, Mariana Honesko, com quem é casado.
Bortolini colocou seu nome à disposição porque acredita no que disse certa vez o Papa Francisco: “a política é um compromisso de humanidade e santidade”.