25 de agosto – DIA DO SOLDADO!
No dia 25 de agosto (nesta terça-feira) é celebrado o ‘Dia do Soldado’, dedicado a celebrar todos os homens e mulheres que dedicam amor incondicional a Pátria.
A data é comemora no Brasil e faz referência ao dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. Ele foi um renomado oficial, considerado patrono do do Exército Brasileiro e, em homenagem ao seu nascimento, foi criado então o ‘Dia do Soldado’.
Soldados são militares sem graduação que podem atuar no Exército, Aeronáutica, Marinha ou nas Polícias Militares e Bombeiros dos Estados brasileiros.
Mas, ser um soldado é ter garra e determinação em momentos que parecem o fim. É carregar uma vontade inabalável de cumprimento do dever, ter fé na missão e não desistir diante as circunstâncias que são impostas. É abrir mão de estar perto da família e, se colocar frente aos riscos que uma operação pode causar.
Mulheres nas Forças Armadas
Neste 25 de agosto, muitos brasileiros são homenageados e, entre eles, estão mulheres corajosas e com garra. Que depois de muita lutam, conseguiram conquistar o seu lugar como soldada do Exército Brasileiro.
A quebra da cultura aconteceu em 1992, cerca de 24 anos, ocorrendo assim uma quebra de cultura e paradigmas. Como todas as profissões, para exercer no Exército o aprendizado também é contínuo. São realizados muitos treinamentos, sendo eles de força, habilidade, exercícios físicos, postura, entre outras atividades.
Pandemia cancela solenidade
A pandemia da covid-19 que que castiga o Brasil e o mundo obrigou as instituições militares, neste Dia do Soldado, a cancelar as solenidades que eram realizadas com a presença de autoridades e convidados, inclusive no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado sediado em Porto União. Mas certamente atividades internas estão sendo realizadas na Unidade.