Sessões da Câmara Municipal de União da Vitória devem voltar a ser transmitidas pela Internet, mas que sejam sem a presença do público
Por RECOMENDAÇÃO do Ministério Público, as sessões da Câmara Municipal de União devem voltar a ser transmitidas pela Internet a partir desta segunda-feira (24).
Fundamental que todos entendam que se trata de uma RECOMENDAÇÃO e não uma DETERMINAÇÃO, como muitos estão anunciando.
Desde o primeiro dia da publicação da decisão de suspender as transmissões pela mesa diretora do Legislativo, este Site se manifestou veementemente contra a interrupção, discordando claramente dos argumentos utilizados, que impediriam que a população acompanhasse os trabalhos dos senhores representantes do povo.
Já com relação a presença de público, defendi para que as sessões continuassem sendo realizadas à portas fechadas, sem a presença de público, já que praticamente todo o espaço do plenário é utilizado pelos vereadores e alguns funcionários, respeitando o distanciamento recomendado, inclusive pela Secretaria Municipal da Saúde.
A abertura do plenário para o público, enquanto perdurar a pandemia, a não ser que a disseminação do vírus diminui aumentando, deve ser então analisada.
E esse argumento deve ser usado junto ao Ministério Púbico pela Mesa Diretora do Legislativo.
Apenas lembro que vivemos em um dramático período de estado de calamidade pública, resultado de uma pandemia que castiga todos os países do mundo, com quase 120 mil mortos no Brasil. E é numa situação lamentável dessas que os setores públicos da Saúde (da ciência) devem gerir tudo.
E os atuais vereadores, apesar de circunstâncias nada favoráveis a eles, com duras críticas de determinados segmentos da sociedade, são seres humanos, como todos nós. E como seres humanos, precisam ser protegidos.
Estou plenamente ciente da necessidade da transparência, respaldada em legislação específica, de todas as ações do Poder Legislativo, mas é preciso que todos entendam que vivemos uma pandemia.