Notas e Informações Gerais

Atenções dos eleitores paranaenses

As atenções dos eleitores paranaenses estarão a partir das próximas semanas voltadas para os nomes dos líderes políticos que vemos na foto: Alvaro Dias, que vai concorrer pelo Podemos à Presidência da República; Cida Borghetti, que vai concorrer ao Governo do Estado; Ratinho Junior, candidato a governador; e Osmar Dias, também candidato ao Governo do Estado. É possível que outros partidos lancem candidatos ao Governo.Além dos candidatos a governador e vice, os eleitores terão vários nomes para duas vagas no Senado Federal,  30  vagas na Câmara Federal e 54 vagas para a Assembleia Legislativa do Estado.


Beto deve renunciar mesmo

O governador Carlos Alberto (Beto) Richa deve mesmo renunciar o Governo do Estado no dia 07 de abril, passando o cargo para a vice-governadora Cida Borghetti, que mesmo no cargo concorre para governar o Estado de 2019 a 2022. O problema de Beto Richa ao Senado pode ser o ‘encardido’ do atual senador – que deve pretender ser reeleito – Roberto Requião. Pode ser que não, mas pode ser que sim…


Rossoni também deixa a Casa Civil

No mesmo dia – 07 de abril – o deputado federal Valdir Luiz Rossoni deixa a Casa Civil para poder concorrer a um mandato à Câmara dos Deputados. Num papo que tive com ele, perguntando sobre seu futuro futuro na vida pública, Rossoni revelou que iria procurar concorrer a mais um mandato de deputado, cumpri-lo e depois se aposentar. Na minha opinião, pelo trabalho que faz na Casa Civil, com o respaldo do governador Richa, Rossoni deve ter uma votação significativa.


Santin lança hoje programa especial

O prefeito Santin Roveda está agora de manhã, quinta-feira (15), no auditório da CDL, mostrando os principais detalhes do Programa de Atração e Investimentos de União da Vitória. Detalhes do Programa está postado no Site.


Colombo reassume e em seguida renuncia

O governador Raimundo Colombo, que está licenciado, reassume o cargo e em seguida renuncia, entregando definitivamente o posto de mandatário do Estado ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que até já está formando a sua equipe. Colombo concorre ao Senador Federal.


Colatto troca o PMDB pelo PSL de Bolsonaro

Um dos mais importantes líderes do MDB e depois PMDB (mas agora novamente MDB) de Santa Catarina está transferindo sua filiação para o PSL do deputado Jair Bolsonaro. Colatto, acredito, será um dos principais – talvez o principal – coordenadores da campanha do capitão Bolsonaro à Presidência da República. Se Bolsonaro vencer, Colatto vai ficar numa posição privilegiada.


135 deputados já trocaram de partido

Aproveitando a ‘janelinha’ autorizada pela Justiça Eleitoral, 135 deputados, dos 513, já mudaram de partido. Só sei de dois de Santa Catarina: João Paulo Kleinubing, que deixou o PSD e voltou para o Democratas e o Valdir Collato, que migrou para o PSL do Bolsonaro.


Nossas estradas

Claro que o trecho da SC-135 que liga Porto União a Matos Costa está uma verdadeira ‘porcaria’. Isso é incontestável. Mas, por outro lado, são muitas as reclamações sobre o estado da BR-476, que liga União da Vitória a São Mateus do Sul, que também está – novamente – precisando de atenções do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Problemas também na recém revitalizada BR-153 estão aparecendo. Com esse ‘extraordinário’ tráfego, principalmente de caminhões, será que a revitalização foi mal feita?.


Esperança no governador Pinho Moreira

Quem sabe agora com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira investido definitivamente no comando do Governo do Estado de Santa Catarina, possa ocorrer alguma novidade mais concreta sobre o ‘conserto’ do trecho da 135 de Porto União a Matos Costa. Prestígio junto a Pinho Moreira os líderes do PMDB de Porto União garantem que tem. É bom lembrar ao PMDB que o asfaltamento desse trecho da 135 foi executado às pressas na campanha da reeleição do falecido governador Luiz Henrique da Silveira. Mesmo assim, o adversário Esperidião Amin foi o mais votado em Porto União.


BRs-476 e 153

De responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), já os cuidados das BRs-476 e 153 podem ser reivindicados pelo prefeito Santin Roveda e pelo seu pai Airton, ex-deputado federal e principal responsável pela revitalização da 153, inclusive com a construção de várias trincheiras (trevos), entre elas a de União da Vitória, que sepultou definitivamente aquele ‘trevo da morte’. É que o DNIT é comandado pelo PR, partido do prefeito e de seu progenitor.


Contorno do Iguaçu e ligação da BR-280 a 153

O prefeito Santin Roveda já está com o projeto do Contorno do Iguaçu, que liga a BR-280/SC e BR-476/PR da Cachoeirinha (PU) a BR-476, passando pelo Bairro São Sebastião (UVA) até à BR-476/PR pronto. Mas os principais líderes de Porto União e administradores parece que não estão muito interessados na ligação da 280, passando pelo interior de Porto União, até a 153. Duas obras, se forem realizadas, criarão condições até especiais para o desenvolvimento das cidades irmãs. Mas é preciso mais ação nesse sentido de Porto União.


A reforma do “Pastuchão”

Parece que o processo licitatório da reforma do ginásio de esportes ‘Isael Pastuch’ está concluído, inclusive com a empresa vencedora já definida. Os trabalhos devem ser iniciados em breve. Já o processo do estádio ‘Antiocho Pereira’ está na fase final de tramitação. Nos próximos dias deve ser anunciada a conclusão do mesmo.


O esvaziamento de Porto União

Verdade que Porto União está no fim da linha – ou seria começo da linha?. A Gerência Regional da Fazenda, a única da microrregião de Canoinhas que funcionava em Porto União, por medida de economia do Governo do Estado, está sendo esvaziada. Até a sede, que estava instalada em prédio bem na frente da Prefeitura, está sendo transferida para o Centro Empresarial, no bairro Cidade Nova. Essa Gerência não é ‘bem-vinda’ em Caçador’, como pretende o comando da Secretaria da Fazenda do Estado. Porque será?…


União da Vitória também está

União da Vitória, muitos podem dizer, também está no fim da linha, bem na divisa do extremo Sul do Estado, mas é Sede de microrregião. Ocorre que, ao contrário de Porto União, para União da Vitória convergem municípios como Cruz Machado e Bituruna, além de General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas e outros atendidos por Escritórios Regionais do Governo do Estado sediados em União da Vitória. E Porto União, seria mesmo só Porto União. É que Matos Costa e Calmon preferem Caçador e Irineópolis está próxima de Canoinhas e Mafra. Então… Porto União está sozinha. Os porto-unionenses precisam entender essa realidade.

(Foto da capa de autor desconhecido)




Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *