Prefeitura troca a Bandeira – símbolo maior da Pátria – no acesso à ponte ‘Domício Scaramella’
A troca do Pavilhão Nacional ocorreu depois que o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, passou pelo local e constatou que a Bandeira do Brasil estava bem danificada devido ao tempo. Na sexta-feira, uma equipe, com o equipamento de segurança, realizou à troca por uma nova Bandeira do Brasil, simbolizando o amor da população do município a Pátria.
“Em União da Vitória, a gente cuida de todos os detalhes, a gente não quer que o dia a dia seja sem capricho, sem respeito com as pessoas que moram aqui e avaliam a nossa cidade como uma cidade boa para se viver. Eu tenho um grande orgulho de ter nascido em União da Vitória no Hospital Regional e tenho também orgulho de ser paranaense e brasileiro. Dias atrás vi a Bandeira da entrada do município bem danificada e solicitei a troca e colocamos uma nova com as cores mais fortes do nosso Brasil”, destacou o prefeito Santin Roveda.
A Bandeira do Brasil, que foi retirada do mastro na entrada da cidade, fica guardada e até quando o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado da cidade de Porto União (SC) for realizar o ato da incineração das Bandeiras, como determina o protocolo.
Bandeira do Brasil:
A Bandeira Nacional do Brasil, instituída em 19 de novembro de 1889, pelo decreto número 4, após a Proclamação da República. Os Estados da Federação são representados por estrelas.
Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na antiga Bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição “Ordem e Progresso” está no lugar da Coroa Imperial. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. O dia 19 de novembro é comemorado como o Dia da Bandeira. (Da Assessoria da PMUVA).