Registro no Marco Histórico de União da Vitória, na Praça Coronel Amazonas, também precisa ser restaurado

Uma rua existia na frente da então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), agora campus da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), até a metade da década 80 do século passado, que desapareceu com sua transformação num calçadão com petit-pavé.

Aquela rua, de apenas uma quadra, transformada em calçadão, foi denominada de Largo Professor Cícero Lauriano Leme Filho, homenagem ao saudoso diretor da instituição.

Agora, com o projeto de revitalização da Praça, o calçadão com petit foi substituído por paver, com iluminação moderna, ganhando um novo visual.

Mas o Marco Histórico na frente do prédio da instituição precisa também de restauração, porque o registro das principais datas que marcam a história de União da Vitória estão apagadas.

O que está registrado no Marco Histórico, porém quase que totalmente apagado, pelo tempo ou até mesmo pela falta de cuidado:

1769 – Entreposto Nossa Senhora das Vitórias, por Antônio Silveira Peixoto.

1842 – Descoberta do Vau do Iguaçu por Pedro Siqueira Cortês.

1890 – Emancipação – Desmembramento de Palmas.

1916 – Acordo de Limites – Nasceram as Gêmeas do Iguaçu.

– 1990 – FAFI completa 30 anos.

Na placa do Marco Histórico a frase:

” OS MORROS TE ABRIGAM – O IGUAÇU TE ABRAÇA – O POVO TE AMA”.

Nesse projeto de restauração da Praça Coronel Amazonas, é importante que o  conteúdo da placa colocada no Marco Histórico de União da Vitória seja restaurada, porque na situação que está não pode continuar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *