25 de julho – Dia do Motorista. Mas sem aquela grande homenagem ao padroeiro São Cristóvão

O trauma da pandemia do coronavírus que assola a humanidade cancelou uma das maiores festas realizadas todos os anos em homenagem do Dia do Motorista em nossas cidades e região.

Numa situação normal, sem a pandemia, mesmo com o tempo nublado e frio, centenas e centenas de caminhões estariam presentes neste domingo no grande desfile que há muitas décadas estávamos acostumados e viver no dia 25 de Julho, com as homenagens de fé e evento festivo sendo realizados no distrito de São Cristóvão, o padroeiro.

Mas é um dia especial

Este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país. 

Origem do Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo.

Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

HOMENAGEM PARA O DIA DO MOTORISTA

“A estrada para o sucesso, não é uma reta…
Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão
Uma lombada chamada amigos, faróis de advertência chamados família,
E pneus furados chamados empregos…
Mas, se você tiver um estepe chamado determinação,
Um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé…
E um motorista chamado Jesus,
Você chegará a um lugar chamado SUCESSO!”

ORAÇÃO AO MOTORISTA

“Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém”. (Com informações).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *