Equipe da Vara da Família e CEJUSC realizam palestra com o pastor David sobre esperança e vida

Seguindo com um trabalho de referência, mesmo em tempos difíceis, a Vara da Família e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) promoveu uma palestra com o pastor David Chaxim, no âmbito de seu trabalho de gestão, intitulado “Cuidando de Quem Cuida”. A conversa trouxe um aprendizado em equipe na tarde desta quarta-feira (08/07). Sobretudo, compartilhando experiências e esperança, em momento de pandemia, mas com foco e objetivos claros de vida. 

“Além de pastor sou um sonhador”, frisou de início. Ter a ambição e fazer a diferença, sem sonho por riquezas ou conquistas pessoais, mas com foco de deixar sua marca na história. O palestrante citou a afinidade de desenvolver projetos com intuito comunitário. “Em poucos lugares que tive este acesso como tem sido com o doutor Carlos Mattioli”, afirmou. Para tanto, na equipe, tendo a ‘liderança servidora’ do magistrado. 

A experiência de vida de David Chaxim inicia com a mãe lhe concebendo aos 17 anos, tendo o pai 21 anos. Contando um pouco da vida e a experiência de se doar ao próximo, com exemplo de familiares e trabalhos sociais. Mesmo amparado pela Igreja Adventista, no Rio Grande do Sul, teve período de rebeldia com bebida, anabolizantes e drogas. Com inserção em práticas delituosas e outras tantas ruins. 

Recuperação e recuperando

Apesar das perversidades e conquistas financeiras, a felicidade andava distante. Estas buscas, por satisfação com drogas foram interrompidas, segundo o pastor, numa ‘visão espiritual e encontro com Jesus’. O patrimônio levantado com a prática de delitos, conforme David Chaxim, foi vendido e doado para pobres e projetos sociais. Reiniciando sua vida, com emprego modesto e, na sequência, seguindo para o curso de teologia. 

Literalmente, neste novo rumo, ‘saindo do mundo do crime’ e seguindo para ‘salvar as famílias’.  A faculdade de teologia o levou, em 2017, para concluir o curso – na Bahia com um trabalho social em comunidade quilombola. Vindo, em 2018, para Curitiba, e logo depois para União da Vitória. 

Fazendo a diferença

“Precisamos ter esperança na humanidade”, disse. Isso após compartilhar a experiência sombria de vida que, segundo o próprio, não lhe trouxe felicidade apesar na volumosa remuneração financeira, proporcionada pelas drogas. Tirar a esperança é a pior tortura em sua visão. “Leva o homem ou a mulher a padecer aos poucos”, explica. “Há esperança para a nossa família, para a nossa comunidade. Com nosso trabalho”, reafirmou. 

Os desafios, as lutas e as dificuldades são inerentes à vida social e carecem justamente do acolhimento e da postura para superar momentos difíceis. Como experiência, o pastor busca parceiros, repassa um aprendizado e visa colocar pessoas que já tiveram problemas com a justiça, reinseridos na sociedade. Por meio de trabalhos sociais e mesmo de busca de emprego. 

Sustentado num novo propósito com base no tripé: físico, mental e espiritual. Este é o entendimento de vida David Chaxim, compartilhado com os servidores ligados à Vara da Família e CEJUSC. O foco central, conforme o juiz Carlos Mattioli, foi de colaborar para amenizar as dificuldades da equipe de trabalho. Repassando este sentimento de esperança para os servidores, retransmitido às pessoas atendidas nos trabalhos. 

Teletrabalho e motivação

O juiz, que coordena a Vara da Família e CEJUSC, citou a permanência da suspensão dos trabalhos presenciais até 15 de agosto, sem ainda uma previsão de reabertura. Somente quando das condições necessárias de segurança e orientação das autoridades em saúde. Alguns tribunais, de outros estados, estão montando o plano de retorno, por outro lado, há dúvidas e preocupações, até porque os ambientes de justiça naturalmente são locais com rotineira aglomeração de pessoas em razão da natureza das atividades e atendimentos. 

Nesse meandro, segue o atendimento virtual de forma eficiente e sem deixar os atendimentos de lado. “Todos que precisam dos serviços estão sendo atendidos, agradeço à equipe pela disponibilidade e eficiência”, frisa Mattioli. 

“Minha mensagem é de agradecimento por poder estar fazendo home office e o trabalho seguir eficiente, junto de todos os servidores. Ao lado de quase 6 mil processos judiciais são 33 projetos de cidadania que não pararam, um deles criado no decorrer da pandemia, e outro em vias de lançamento. Mesmo no cenário de incertezas quanto ao futuro, o que mostra que estamos empenhados em nossas funções”, reforçou o juiz. “Fica a nossa mensagem de esperança e dias melhores que virão à frente”, reafirmou ao final, agradecendo ao pastor David. (Texto e foto da Assessoria Cejusc/Vara da Família). 

Serviço: O atendimento ao público, em União da Vitória – Vara da Família/CEJUS, continuará sendo realizado de forma remota, pela disponibilização de contato com a equipe de atendimento através dos telefones e e-mails abaixo relacionados: 

CEJUSC – Balcão virtual

– Segundas, terças e quintas-feiras: (42) 3309-1940 (chamadas e WhatsApp) – das 12h30 às 16h30

– Segundas, quartas e sextas-feiras: (42) 3309-1942 (chamadas e WhatsApp) – das 12h30 às 16h30

E-mail: vffs@tjpr.jus.br e/ou atendimentovarafamiliauva@gmail.com 

VARA DA FAMÍLIA

MARELI REGINA PEDRON 42 98823-6091

CLEIDI TEREZINHA SCHNORR 42 98425-1565

FRANK BINDEMANN 42 9810-9399 / 42 3522 5067

VANESSA SESTERHENN (42) 99837-5343

E-MAIL: mpn@tjpr.jus.br 

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

MARI ESTELA KINDRAT 42 99962-5999

DIOSNEI RICARDO BOGDAN 42 99975-8050

E-MAIL: mek@tjpr.jus.br 

GABINETE MAGISTRADO

Juiz CARLOS EDUARDO MATTIOLI KOCKANNY

WhatsApp 42 99132-2222

Instagram e Facebook Carlos Mattioli

E-MAIL carlosmattioli@hotmail.com 

PROGRAMA RAC – Acolhimento e Primeiros Socorros Psicológicos – Covid19 (indicação pessoal ou para indicação de terceiro que precisa de ajuda);

INSTAGRAM: @rededeajudacejusc

E-MAIL: rededeajudacejusc@gmail.com

FACEBOOK: CEJUSC – União da Vitória / Vara da Infância, Juventude e Anexos.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *