O que motiva as fake news (informações falsas) dos números dos boletins oficiais do Coronavírus/Covid-19 em União da Vitória
O vice-prefeito Bachir Abbas (agora no PP), que é declaradamente pré-candidato a prefeito, se antecipa na divulgação dos boletins diários emitidos pela Secretaria da Saúde, postando os mesmos nas redes sociais, uma tarefa que deve ser dos segmentos oficiais da informação: emissoras de rádio (que devem ser as prioritárias), os Portais, Sites e também os jornais.
Uma situação duplamente negativa para o pré-candidato: utilização de uma possível promoção em uma situação de PANDEMIA (é bom conhecer o significado da palavra – “enfermidade epidêmica amplamente disseminada”) e tirar proveito de uma posição privilegiada que tem graças ao cargo que ocupa.
E é evidente que a oposição entende – e isso parece estar bem claro – que o vice-prefeito se utiliza de uma realidade dramática que vivemos para, no mínimo, se manter em evidência, usando as Redes Sociais, daí a reação da oposição, produzindo fake news, prejudicando o entendimento da população sobre os números da pandemia.
Outro que se antecipa, porque ocupa posto de destaque, é o vereador Ricardo Sass, presidente da Câmara Municipal.
Os apelos à população, inclusive pelas Redes Sociais, que sejam feitos pelo prefeito Santin Roveda (que não é candidato) e pelo secretário da Saúde Ary Carneiro Junior.
Até dá pra entender que essa ânsia de postar os boletins em ‘primeira-mão’ pelo vice-prefeito seja mesmo uma ‘espécie de promoção’, mas lamentavelmente num período extraordinário que estamos vivendo.
Deixem a divulgação por conta dos setores que legalmente existem, para evitar considerações que levem a população a acabar desacreditando do responsável trabalho que vem sendo realizado pela Saúde de União da Vitória.
Em postagem anterior, fiz referências à antecipação dos resultados dos boletins postados nas redes sociais ‘em primeira-mão’ pelo vice-prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal, lembrando que isso deve ser trabalho dos profissionais da comunicação, mas fui ignorado.
Agora, com a mais absoluta, certeza, virão da parte deles uma ‘enxurrada’ de críticas. Mas nada que possa me preocupar.
Correto Ivo.