Moradores são multados por não usar máscara em União da Vitória
As equipes da Defesa Civil e Fiscalização da Prefeitura de União da Vitória estão nas ruas e verificando se as empresas estão cumprindo as determinações do decreto 239/2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscara em via pública como nas empresas e não está ocorrendo aglomeração nos supermercados.
As abordagens estão sendo realizadas todo os dias e a população também pode fazer o repasse de qualquer denúncia pelo WhatsApp Denúncia contra o Coronavírus (Covid-19). Na semana passada os fiscais estiveram em todos os supermercados de União da Vitória, onde puderam verificar se o número de pessoas estava sendo cumpridos e se na porta de entrada tinha álcool em gel e se todas as pessoas estavam usando máscara. Em um supermercado da cidade o que chamou a atenção dos fiscais foi a iniciativa de fazer um espaço para as crianças menores de 12 anos que não podem entrar no empreendimento, onde foi feito um local para desenho e leitura até o pai ou mãe terminar de fazer a compra.
No decreto está claro que em via pública está proibido a entrega de qualquer material publicitário, mas na avenida Manoel Ribas, um jovem foi orientado a parar de fazer a entrega e orientado a voltar para a empresa.
Durante o final de semana a equipe recebeu no WhatsApp a denúncia de aglomeração e que pessoas não estavam usando máscara. Nesta ação algumas pessoas foram multadas e o valor de cada multa foi de R$ 150,00 como prevê a penalidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de União da vitória, orienta a comunidade que ao sair de casa já coloque a máscara para a sua proteção e nunca retire ao estar em via pública. A máscara deve cobrir o nariz e a boca e não deve ser usado no queixo. Ao usar a máscara não toque no meio dela e ao colocar como retirar pegue pela alça e sempre lave as mãos e utilize álcool em gel.
O canal de denúncias contra o Coronavírus em União da Vitória é (42) 9 8416 96 19. Vale destacar que todas as denúncias repassadas são averiguadas e no local, são orientados e se tal delito já tinha ocorrido a multa é aplicada. (Assessoria da PMUVA).