O cinquentenário de Sacerdócio do Padre Abel Zastawny
“Quando o jovem sente…Deus me chamou! Tem que ter coragem de dizer: ‘Por Cristo eu faço tudo o que for possível'”.
‘Era dia 04 de julho de 1970, quando o seminarista Abel Zastawny, após encerrado seus estudos de filosofia e teologia, pela Diocese de Ponta Grossa, aos 27 anos de idade, foi ordenado padre na Matriz Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, hoje Catedral da Diocese. A ordenação foi realizada por Dom Geraldo Pellanda, na época, bispo de Ponta Grossa, sendo que a Diocese de União da Vitória seria criada apenas em 03 de dezembro de 1976’.
Ao longo desses 50 anos, Padre Abel, que é natural de Santa Catarina, criou profundas raízes em União da Vitória/Porto União, passando a ser considerado como uma das mais importantes lideranças da Igreja Católica.
Além do sacerdócio, Padre Abel tem relevantes serviços prestados no segmento do ensino superior, atuando como competente professor da então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FATI), agora Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR).
Dos meios de comunicação social, provavelmente sou o único que assistiu a ordenação do Padre Abel na ainda Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (agora Catedral), dirigida pelo bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Geraldo Pellanda.
Parabéns Padre Abel, pela sua dedicação, não somente ao seu mister no sacerdócio, mas principalmente como cidadão que sempre voltou suas atenções para o bem estar da nossa comunidade. (Com informações do Site da Diocese de União da Vitória).