RAC facilita acesso e apoio para mulheres vítimas de violência

Recentemente foi lançada a campanha “Sinal Vermelho” contra a violência doméstica, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A Rede de Ajuda do CEJUSC de União da Vitória integra o serviço de apoio às vítimas, encurtando o caminho para denunciar atos praticados contra mulheres. 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória tem um aparato de atendimento para que as vítimas façam contato e busquem ajuda sem precisar sair de casa inclusive. Por meio da RAC, basta a mulher entrar em contato pelas redes sociais, e-mail ou Facebook e será brevemente auxiliada de forma sigilosa e reservada pela equipe para receber todo o apoio psicológico, jurídico e social necessários. 

O Juiz de Direito da Vara da Família e coordenador do CEJUSC, Carlos Mattioli, explica que este trabalho virtual tem como foco central agilizar o atendimento, mantendo o distanciamento social. “Sem precisar sair de casa, basta fazer o contato com nossa equipe e, num curto espaço de tempo, terá toda a atenção e suporte”, frisa. 

No âmbito nacional a campanha formalizou parceria com farmácias que identificam o sinal e ajudam as vítimas. Ao desenhar esse símbolo na mão e mostrar a um farmacêutico ou atendente de farmácia, a vítima poderá receber auxílio para acionar autoridades. A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia. 

“Este é o procedimento da campanha nacional, que chama a atenção para um assunto que é rotina de muitas mulheres de todas as idades e classes sociais”, destaca Mattioli, que reforça o fato de que em União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Porto Vitória, Cruz Machado e Paula Freitas, a vítima não precisa sequer sair de casa, podendo acionar a equipe de atendimento pelo próprio celular.

Serviço: A RAC também atende mulheres vítimas de violência. 

Para contato sem precisar sair de casa: 

Email: rededeajudacejusc@gmail.com 

Instagram: @rededeajudacejusc 

Facebook: CEJUSC – União da Vitória ou Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória. 

Sinal da campanha: Júlia Bigosinski, estagiária de Psicologia do CEJUSC, foi voluntária para mostrar a forma indicativa da campanha. 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *