Importância dos estímulos na primeira infância é tema de debate na educação de União da Vitória

Na manhã da última terça-feira (16) foi realizado o segundo encontro do Dedica  Municipal, com o tema “ Estímulos na Primeira Infância”. A transmissão foi virtual, com o apoio da Escola da  Magistratura do Estado do Paraná- EMAP, e conduzida por intermédio da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e CEJUSC.

A palestra contou com a participação do Juiz de Direito Carlos Mattioli, do Secretário da Educação Ricardo Brugnago, ainda as professoras Viviane Vasko e Viviane Forstner, também o convidado palestrante Psiquiatra Doutor José Saraiva Junior.

Doutor Saraiva iniciou sua palestra explicando sobre a relevância dos estímulos na primeira infância, etapas do desenvolvimento humano e formação da personalidade, abordando ainda problemas recorrentes no âmbito educacional e familiar, tais como dislexia, transtorno da expressão escrita, disgrafia/disortografia e discalculia.

Um dos destaques de sua fala foi direcionada à atenção que os pais devem possuir desde os anos iniciais de seu filho, sendo crucial a aplicação de atividades que estimulem o seu conhecimento e desenvolvimento pessoal. Foi dado enfoque ainda na importância do apoio escolar, através de programas de educação e capacitação estruturados que possam ser adaptados a realidades específicas e forneçam diretrizes operacionais claras baseadas em evidências.

Segundo o Doutor Saraiva um dos papeis do educador é o desenvolvimento da capacidade de estabelecer clima positivo na sala de aula cultivando a motivação, autonomia e confiança (discutir sobre medos e inseguranças em relação a matérias ou provas), fornecer feedback correto sobre suas tentativas de atingir um determinado objetivo de modo a não desencorajar ou auto estima( a sala de aula deve se tornar um ambiente onde é permitido errar) e monitorar  estratégias que funcionam e as que não funcionam (individualização dos indivíduos).

Com relação aos Pais o dever é voltado para o estímulo à leitura, contato com os professores, monitoramento das tarefas de casa, compartilhamento dos sucessos dos filhos, aprendizado sobre o currículo e programas da escola, e participação da vida escolar dos filhos.

A transmissão encerrou-se com agradecimentos concedidos ao Doutor José Saraiva Junior e aos demais envolvidos pela condução da “Live”, que contou com a visualização de mais de 300 participantes. (Texto e foto do CEJUSC)

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *