Santin acerta amanhã com Lerner a reurbanização de União da Vitória
O prefeito Santin Roveda assina amanhã, sexta-feira (25), em Curitiba, a contratação do arquiteto e urbanista Jaime Lerner que será responsável pelos projetos do plano de reestruturação urbana de União da Vitória.
O serviço que o prefeito vai contratar, ao custo de R$ 590 mil, deverá estar concluído em seis meses.
Prevê a elaboração de diretrizes básicas de estruturação urbana, estudos de transporte coletivo, sistema viário de trânsito, visão estratégica da cidade, estrutura de desenvolvimento, planos de mobilidade e de acessibilidade.
Jaime Lerner é respeitado como importante urbanista e arquiteto no mundo.
Como governador do Estado, concretizou obras importantes em União da Vitória, com destaque para a restauração da parte paranaense da Estação Ferroviária “União” e do Cine Teatro Luz.
A Estação Ferroviária, com exceção de pequenos problemas externos de acessibilidade, está em excelentes condições.
Mas o Cine Luz, lamentavelmente, nunca teve os cuidados necessários. Está interditado e sob à responsabilidade do Centro Universitário (UNIUV) que, segundo fonte digna de crédito, encontra dificuldades em conseguir a necessária autorização da Secretaria da Cultura do Estado para iniciar as obras de recuperação do imóvel, um dos nossos mais importantes patrimônios históricos.
E com a sua sabedoria e competência, Jaime Lerner, como defende com frequência o prefeito Santin, vai planejar a União da Vitória para 2030.”Será a cidade que queremos e Lerner projetará a nova visão estratégica da cidade e a estrutura de desenvolvimento, a partir da sua base econômica e social, com o novo desenho da cidade e o crescimento urbano”, enfatiza Roveda.
O prefeito Santin vai assinar o contrato com Jaime Lerner acompanhado pelos secretários Clodoaldo Goetez (Planejamento), Rodolfo Moser (Governo) e pelo assessor Danilo Delonzek.
Goetz, secretário do Planejamento, é um dos membros da equipe do prefeito Santin, que acompanha com grande interesse o acerto com Jaime Lerner. “Desde o início de 2017, início da gestão do prefeito Santin, estamos estudando um projeto que transforme União da Vitória num ponto de referência em toda a região”, disse o secretário.
O projeto do trevo do Tereska e a transformação da rua Ipiranga em um lindo calçadão entre as avenidas Getúlio Vargas e Visconde de Guarapuava, começando na praça Alvir Riesemberg, tem meu apoio!