Partido Liberal (PL) de Porto União se organiza visando o pleito municipal e já tem três pré-candidatos a prefeito
Tendo como principal referência estadual o deputado Maurício Eskudlark, o Partido Liberal (PL) em Porto União está se organizando com o objetivo de concorrer aos cargos majoritários (prefeito e vice) e para o legislativo municipal.
O vereador Carlos Roderlei Pinto – mais conhecido como Polaco do Bifão – é o atual presidente do partido e tem, com frequência, realizado reuniões com outros lideres e simpatizantes da agremiação visando o pleito municipal, cuja data pode ser postergada em virtude da pandemia da covid-19.
Na semana passada, Roderlei, juntamente com outros dois nomes de expressão do PL – jornalista Marcelo Storck e o ex-prefeito Aloísio Salvatti -, participaram de reunião com o vice-prefeito de Canoinhas Renato Pike, coordenador regional do Partido Liberal.
Aloísio Salvatti aproveitou a oportunidade da ‘janelinha’ eleitoral e trocou o MDB pelo PL. Ele foi o vice-prefeito pelo MDB do prefeito Anízio de Souza do PT de 2013/2016. E no pleito de 2016, pelo MDB, foi candidato a vice de Renato Stasiak, que é um dos integrantes mais importantes do conhecido ‘mandabrasa’ de Porto União.
Pike incentiva o PL a disputar o pleito em Porto União, que já tem três nomes dispostos a aceitar o desafio de concorrer à Prefeitura e também com chapa completa para o Legislativo. O próprio vereador Carlos, o jornalista Marcelo Storck, e o ex-vice-prefeito Aloísio Salvatti colocaram seus nomes à disposição como pré-candidatos ao executivo.
Enquanto isso, o atual vice-prefeito Percy Strock (PSD), que já confirmou que será candidato, parece que trabalha silenciosamente.
Mas, por outro lado, o Democratas, que já conta com uma estrutura bem organizada, tem realizado reuniões e com nomes para formar a chapa majoritária e à Câmara Municipal. Um desses nomes para o executivo é de uma mulher.
O PP (Partido Popular), que também tem uma boa estrutura, com dezenas de filiados, tudo indica que não pretende ficar fora da campanha e pacientemente aguarda o momento para tomar uma decisão, mesmo porque alguns de seus principais líderes aguardam uma posição do ex-prefeito Renato Stasiak.
Já o prefeito Eliseu Mibach parece mesmo disposto a disputar à reeleição. E apesar da pandemia continua realizando obras, principalmente de asfaltamento de ruas. Curiosamente algumas que já contam com pavimento com paralelepípedos.
Aparentemente, principalmente segundo seus fieis seguidores, Mibach se apresenta com grandes condições de se reeleger, mas…
Outros partidos, como o PSL e o Aliança pelo Brasil, provavelmente também, através de seus organizadores, vem se reunindo com o objetivo de definir estratégias para participar do pleito municipal.