Câmara de Vereadores de União da Vitória destaca o 20º aniversário da Academia de Letras do Vale do Iguaçu

São 20 anos de trabalho em prol da cultura, da educação e da história. Pelo que desempenha, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) foi lembrada na sessão desta segunda-feira, 1º, a primeira do mês de junho, ainda respeitando as medidas de distanciamento. Para a entidade, que no dia 30 de maio completou duas décadas de funcionamento, o presidente da Casa, Ricardo Adriano Sass, apresentou a Moção número 13 de 2020, para um Voto de Aplausos. A preposição foi acolhida pelos demais parlamentares (leia mais sobre a entidade nessa matéria).

Na pauta, ainda, esteve o pedido do vereador Jair Brugnago, ao prefeito Santin Roveda, para que seja colocado um super-poste próximo à Escola Miguelina Treuk, no bairro São Sebastião.

“Com as obras na escola, houve a melhor em todo seu espaço físico, possibilitando assim infraestrutura de qualidade aos alunos, professores e demais colaboradores. Entretanto, existe a necessidade urgente em ser feita a instalação do super-poste. Esta medida visa inibir atos ilícitos”, disse parte da Justificativa apresentada pelo vereador.

Brunago e Fernando Vier assinaram em conjunto, a Indicação número 11de 2020, direcionada ao secretário de Meio Ambiente, para que algo seja feito em relação “a livre circulação de cavalos que vem ocorrendo no distrito de São Cristóvão”. “Os responsáveis pelos animais tem por obrigação de zelar pela integridade desses, agindo com prudência e observando o quão perigoso é a soltura dos animais no meio urbano, especialmente em locais de grande trafegabilidade”.

O assunto já esteve em pauta em outras reuniões. Por exemplo, em setembro do ano passado, Vier havia apresentado um Requerimento com foco nos animais de grande porte, soltos na rua. Ele lembrou em entrevista à TV Câmara, inclusive, sobre um acidente de trânsito envolvendo um atropelamento de um cavalo naquela época. “Sempre que tem uma ocorrência, o dono nunca é encontrado. Penso que é importante uma sanção aos proprietários e que a prefeitura dê entrada neste Projeto de Lei, onde possa acontecer uma parceria para o recolhimento dos animais e até uma microchipagem deles”, falou na ocasião.

Como acompanhar

As sessões acontecem todas as segundas-feiras, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. No entanto, por conta das medidas de distanciamento, elas seguem sem abertura ao público. Mas, a transmissão ao vivo pelo site da Casa, é realizada. Para acompanhar o trabalho do Legislativo, basta acessar a página.

SOBRE A ALVI

A entidade foi fundada em 2000 e instalada oficialmente no dia 10 de novembro de 2000. Comporta de 40 cadeiras, inicialmente foram preenchidas apenas 28, com os respectivos patronos e acadêmicos fundadores.  Anualmente, a Alvi confere a comenda “Pinhão do Vale” a duas personalidades ilustres, uma na área literária, outra na área social.

Até hoje presidiram a entidade os acadêmicos Joaquim Osório Ribas, Therezinha Leony Wolff, Raulino Bortolini, Leni Trentim Gaspari e Margareth Rose Ribas (hoje, vice-presidente). Exerce o cargo hoje, Roberto Domit de Olveira.

(Texto e fotos da Assessoria da CMUVA)

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *