22 de maio – Dia do Apicultor. Uma data que traz à nossa lembrança o apicultor Ernesto Ulrich Breyer
Nossa região, principalmente União da Vitória, é um dos centros mais importantes do Paraná e do Brasil de mel, contando inclusive com um complexo com reconhecimento nacional e internacional, que é a Breyer – Produtos de Abelha, fundada pelo saudoso professor e apicultor Ernesto Ulrich Breyer, que na minha opinião, que o conheci pessoalmente e acompanhei seu trabalho há mais de meio século atrás, é o principal responsável pela consolidação de nossa região como referência na produção de mel.
E seu filhos e netos nunca envidaram esforços para que sua iniciativa sofresse solução de continuidade. A atual estrutura da moderna empresa localizada nas proximidades do trevo da BR-153 com a rodovia de Cruz Machado é a prova inegável do que afirmo neste Site.
O Apicultor e o mel
O apicultor é quem cria abelhas melíferas (produtoras de mel). Essa prática remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito.
A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais antigo de que se tem notícia.
Com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira e onde as abelhas constroem os favos, o apicultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.
Existem outros acessórios que facilitam o trabalho dos apicultores, como véu de proteção para o rosto, luvas de couro, fumegador (instrumento utilizado para fazer fumaça) para acalmar as abelhas.
O mel é produzido a partir das flores existentes ao redor da colméia. Você já deve ter ouvido falar de Mel de Laranjeira, pois bem são feitos a partir das flores dos pés de laranja! Na colméia, o néctar trazido pelas abelhas campeiras vai ser transformado em mel, com um sabor e características especiais de acordo com as flores visitadas.
A apicultura tem alguns objetivos principais: produção de mel, de geléia real, de cera, de rainhas novas para as colméias, de própolis. As abelhas são insetos sociais altamente organizados.