Setor de Fiscalização e Defesa Civil de União da Vitória faz novas orientações em supermercados
Os fiscais estiveram em todos os supermercados de União da Vitória, nesta quarta-feira, 20 de maio, para verificar se as empresas estão cumprindo as determinações previsto no decreto municipal, devido ao coronavírus (Covid-19)
O Setor de Fiscalização e da Defesa Civil da Prefeitura de União da Vitória, se reuniu no início da noite de quarta-feira, 20, para realizar mais uma ação de orientação e verificação em todos os supermercados da cidade, para constatar se os empreendimentos estão seguindo todas as orientações do decreto municipal, sobre o uso de máscara, álcool em gel, uma pessoa por família dentro do estabelecimento e se estão respeitando a distância de até um metro e meio na formação de filas.
Em União da Vitória, o trabalho da Fiscalização tem como objetivo principal, levar as orientações para a comunidade e empreendedores, para que não ocorra um possível contágio do Covid-19 no município em destaque nos supermercados. Além dos itens de segurança os fiscais também verificaram se cada empresa está seguindo o limite de clientes por caixa.
Como destacado o trabalho das equipes é de orientar, mas se a comunidade não ajudar e não haver as devidas providências por parte da classe empresarial, não se descarta a possibilidade de um novo decreto e aplicar multa por descumprir as determinações.
A Setor de Fiscalização da Prefeitura vem recebendo denúncias sobre a entrada de mais de uma pessoas por família nos supermercados e isso não significa que é culpá da empresa, mas sim do consumidor que está descumprindo o decreto municipal. Em uma das denuncias o morador afirmou que um casal chegou no supermercado e ao entrar na fila se separaram para descaracterizar o parentesco e após a entrada ficaram fazendo compras juntos na empresa.
Para Angela Horbatiuk, responsável pelo Setor de Tributação e Fiscalização da Prefeitura de União da Vitória, as empresas estão respeitando o decreto. “Em todos os supermercados não encontramos problemas e todos os colaboradores estão seguindo as determinações. Na entrada constatamos uma funcionária fazendo a contagem de clientes e se o cliente usa máscara e era oferecido o álcool em gel. Não encontramos aglomeração fora e dentro dos empreendimentos. É bom destacar que se a Fiscalização verificar a presença de pessoas da mesma família no supermercado, a empresa será penalizada com multa e até a cassação do Alvará de Funcionamento”, destacou Angela.
A população pode ajudar nas denuncias ligando para a Prefeitura de União da Vitória, no telefone (42) 3521 12 00. (Texto e foto da Comunicação da PMUVA).