18 de maio: Dia Internacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Este dia nos lembra que a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma pratica que acontece em todo o mundo.
O dia 18 de Maio, é uma data que lembra o papel da sociedade em defender os Direitos da Criança e do Adolescente Contra a Violência e Abuso Sexual. A data foi criada através da Lei 9.970/2000, após a pequena Araceli de oito anos, ser vítima de violência sexual e morta na cidade de Vitória no Espirito Santo.
No município de União da Vitória o Conselho tutelar registrou de janeiro a abril de 2020, 16 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
“Neste ano estamos mobilizando a sociedade principalmente nas mídias sociais, com uma campanha que visa cuidar, proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Agora estamos vivendo em uma pandemia, em isolamento social em casa, e quem cala conscente. Então se você sabe, desconfia que esteja acontecendo alguma coisa, dentro da sua casa, na casa do vizinho, denuncie ” disse a Secretaria de Assistência Social Ana Claudia Portes Roveda.
Em União da Vitória, as ações para o Combate a Violência Contra Criança e Adolescente, conta com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente que fazem parte todas as secretarias municipais\ estaduais, e entidades que trabalham na defesa e na garantia dos direitos e na formulação das políticas publicas. E também fazem parte a Rede de Ajuda com apoio do Poder Judiciário com a Vara da Família com o Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny e com o Ministerio Público do Paraná, na área da Infância e Juventude com o Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto.
O vice-prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, destaca o trabalho que vem sendo realizado pela Rede de Proteção e Rede de Ajuda em prol de garantir os direitos da criança e do adolescente de União da Vitória. “É uma data que faz com que a gente faça uma reflexão e cuide das crianças e adolescentes, que venham a ser vítimas. Hoje em União da Vitória temos uma Rede de Ajuda, que podemos contar como a Promotoria Pública junto ao Dr Júlio e com o Juiz Carlos Eduardo Mattioli”, destacou Bachir.
“Toda equipe da Secretaria de Assistência Social de União da Vitória, CREAS, CRAS, junto com a REDE de PROTEÇÃO, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Poder Judiciário, Ministério Publico e os parceiros estão engajados na garantia. Defesa e a proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes” concluiu a Secretaria Ana Claudia Portes Roveda .
“Não se cale! Denuncie!” Violência Contra Crianças e Adolescentes
A sociedade ao verificar qualquer ato contra crianças e adolescentes, pode denunciar para a central 190 da Polícia Militar, no disque denúncia 100 ou para o Conselho Tutelar 3522 5886 ou 9 8414 9699.
O atendimento do Conselho Tutelar de União da Vitória, fica localizada na Rodovia Anibal Khury, no segundo andar. (Texto e foto da Assessoria da PMUVA).