Seguidores de Bolsonaro atacam profissionais da saúde em Brasília
Seguidores de Bolsonaro atacam profissionais da saúde que faziam protestos em Brasília por melhores condições de trabalho. (Veja o vídeo)
Em protesto realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste 1º de maio, profissionais da saúde foram alvo de ataques por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
“Vocês não vão destruir essa nação”, diz um dos homens, chamando os profissionais de “analfabetos funcionais” e “esquerdopatas”. “Nós vamos varrer os comunistas desta nação”, continua ele. No vídeo, é possível ouvir pessoas pedindo para os profissionais não reagirem.
Apoiadores do presidente, vestidos de verde e amarelo e portando bandeiras do Brasil, se aproximaram dos profissionais, xingando-os.Um grupo de enfermeiros e técnicos da área de saúde protestava de forma silenciosa vestidos de jalecos e máscaras e empunhando cruzes. “O ato queria chamar atenção para a enfermagem nacional e tinha três objetivos centrais: defender o isolamento social com base científica, homenagear os trabalhadores da enfermagem de todo o Brasil que morreram lutando contra a Covid-19 e mostrar a importância da categoria”, informou o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal.
Veja o vídeo:
Uma faixa estendida pedia para as pessoas ficarem em casa, reforçando as medidas de isolamento social. O protesto foi encerrado após as agressões verbais.
“Quando a gente sente o cheiro de quem não passou perfume a gente entende o tipo de pessoa que você é!”, disse uma das mulheres a uma profissional de saúde. Ela alegou que tem filhos médicos e enfermeiros e disse que eles “não estragam a nação”. (Congresso em Foco).