A importância da erva-mate em nossa região
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma planta típica dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que faz parte da nossa história e tem possibilidade de ser cultivada em pequenas propriedades rurais, com retornos econômico, social, bem como a tão necessária preservação do meio ambiente.
E a erva-mate vem surgindo como alternativa para recuperação de áreas degradadas no meio rural, com significativa importância econômica para propriedades rurais, principalmente as de pequeno porte em nossa região, no Sul do Paraná como Planalto Norte de Santa Catarina.
Assim, o cultivo da erva-mate poderá ser uma alternativa a ser buscada para os futuros produtores das comunidades rurais que enfrentam dificuldades em obter soluções de ampliação e diversificação de renda em suas propriedades rurais.
Aliado a isso, de uma forma simples, mas que vem ao encontro de soluções que levem em conta os impactos sociais e ambientais, o cultivo da erva-mate pode garantir o bem-estar e a permanência até dos jovens no campo.
Nos últimos anos, agricultores, principalmente os pequenos, começaram a, através de orientações de técnicos dos órgãos dos nossos governos estaduais, desenvolver ações que tem como meta a produção da erva-mate.
Cruz Machado, Paula Freitas, São Mateus do Sul (PR), Porto União, Irineópolis e Canoinhas (SC) são municípios que começaram a ver na erva-mate uma excelente alternativa econômica, ambiental e social.