Como foi a 13ª sessão ordinária de 2018 da Câmara Municipal de Porto União

Na noite desta terça-feira, 15, foi realizada a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União comandada pelo Presidente Christian Martins (MDB), que teve a discussão, análise e votação de vários projetos. A Sessão foi marcada pelo retorno do vereador Carlos Roderlei Pinto (PR), mais conhecido como Polaco do Bifão, após problemas de saúde. Logo em seguida a 13ª Sessão Ordinária, foi realizada sem custos ao erário público, a 3ª Sessão Extraordinária para a votação de parecer da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pelo executivo municipal. A Sessão para a votação da LDO deve ser realizada exclusivamente para isso.

Fizeram uso da palavra os vereadores Elio Weber (MDB); Christian Martins (MDB); Miguel Chokailo Neto (PSD); Sandro Calikoski (MDB); Fernando Moreira (PR) e Luiz Alberto Pasqualin (PP). Os vereadores Weber e Pasqualin levantaram um debate sobre a atenção ou a falta de atenção do estado de Santa Catarina com o município de Porto União. Foi levantado até a ideia de um plebiscito para que a população escolhesse se Porto União fosse anexada ao Paraná ou a União da Vitória.

O vereador e presidente da Câmara Christian Martins questionou o recurso que viria para a Festa do Steinhaeger e do Xixo em 2017 de 20 mil reais e que até agora não foi repassado para Associação Empresarial de Porto União (Acipu) organizadora da Festa. O vereador Weber também questionou a questão de outro recurso com uma instituição do interior que não veio, mesmo sendo garantido pela secretaria estadual de agricultura.

Outro assunto debatido desta vez pelos vereadores Weber e Chokailo Neto foi o atendimento, questão de valores e os requerimentos para a colocação do poste de padrão de energia da Celesc que é mais que o dobro do valor da Copel, empresa do Paraná que atende quase que a totalidade de Porto União. Além de criticarem a falta de investimentos pela empresa no município.

O vereador Fernando falou sobre as ações realizadas na semana passada com relação as ações em defesa do meio ambiente, com a retirada de entulhos do rio Iguaçu promovido por diversas instituições e a retirada de entulhos e outros objetos jogados no meio ambiente no bairro Vice-King.

Já o vereador Calikoski destacou a entrega da Van na Apae de Porto União e a sanção pelo governo do estado da Lei que permite que produtores rurais e pequenas agroindústrias possam vender seus produtos na sua região, apenas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Anteriormente era necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE)

Após o término da 13ª Sessão Ordinária, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária de 2018 da Câmara com a votação e aprovação do parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 do executivo municipal de Porto União, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. (Assessoria de Imprensa da CMPU).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *