O lixo no Rio Iguaçu e a represa de Foz do Areia

Rio Limpo, é um projeto de trabalho louvável da Unidade de Ensino Superior de União da Vitória (UNIUV), realizado todos os anos para a retirada do lixo do Rio Iguaçu.

Na semana passada, equipes de acadêmicos da Instituição e entidades da comunidade retiraram das margens do Rio Iguaçu duas toneladas de lixo.

Muita gente de nossas cidades, irresponsavelmente e sem nenhuma consciência sobre a necessidade  de se proteger o meio-ambiente, usa o grande rio para despejar todo tipo de lixo.

O lixo não é só de nossas cidades, mas vem de outras cidades a montante do grande rio, provavelmente desde a sua nascente em Curitiba, atingindo nossas cidades, aumentando aqui e se acumulando em grandes quantidades – milhares de toneladas – nos vários remansos que existem na grande represa da usina de Foz do Areia.

Não me lembro o ano, mas acho que perto de 10 anos atrás, junto com Dago Whoel, de barco, passamos praticamente um dia inteiro no lago. Era num período de estiagem. E sabem o que mais nos impressionou – fotografamos tudo – foram as grandes quantidades de lixo, principalmente nos remansos do lago. Pacotes de lixo, caixas de isopores, pneus e até parte de automóveis.

Um quadrado devastador!.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *